Os traços histórico-culturais de Angola desde as ancestralidades civilizacionais, às lutas pela conquista da independência, à paz e aos elementos caracterizadores dos novos tempos de desenvolvimento do país vão ganhar, doravante, maior impulso e representatividade no Museu das Civilizações Negras, em Dakar, Senegal.
A importância de se continuar a aperfeiçoar os mecanismos legais no combate à pirataria e à contrafacção e a necessidade do fortalecimento da parceria entre as diferentes instituições intervenientes na matéria foram algumas das recomendações do seminário sobre os Direitos de Autores e Conexos, realizado, quinta-feira, no anfiteatro da Direcção Geral do Serviço de Investigação Criminal (SIC), no município de Cacuaco, em Luanda.
Os participantes reconheceram a existência da cooperação entre os órgãos e instituições, mas que carece de aperfeiçoamento dos seus mecanismos para ser mais efectiva e profícua, assim como a existência de acções que configuram actos de pirataria, cuja prevenção e combate exige articulação e a coordenação da acção multissectorial.
Nesta ordem de ideias, os participantes recomendaram que os órgãos competentes das instituições intervenientes em defesa da Propriedade Intelectual, intensifiquem as acções visando a prossecução do aperfeiçoamento da legislação, bem como a criação de outra leis complementares para a protecção e defesa dos criadores.
Criação de mecanismo de cooperação institucional que de forma regular, metódica e permanente se ocupe das acções de prevenção e combate à pirataria e à contrafacção da Propriedade Intelectual, foi outras das recomendações saídas do seminário.
Os participantes recomendam, ainda, a importância do reforço da capacidade institucional com ênfase na criação e melhoramento das tecnologias de informação que permita às instituições responsáveis pela gestão administrativa da Propriedade Intelectual terem uma base de dados eficiente sobre os registos das obras e da própria circulação no mercado.
O director-geral adjunto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), comissário Pedro Lufungula, destacou a importância do seminário por permitir aumentar o conhecimento dos técnicos sobre a matéria da protecção dos Direito de Autor e Conexos, e desta forma melhorarem os mecanismos de actuação no exercício da sua actividade. "Esta é mais uma formação que nos satisfaz, pois, pretendemos que os quadros estejam devidamente preparados para desempenhar as suas actividades”, disse.
O director-geral do Serviço Nacional dos Direitos do Autor e Conexos (SENADIAC) e coordenador do evento, Barros Licença, reforçou que o propósito do seminário foi munir os técnicos intervenientes na Protecção da Propriedade Intelectual, como foco na cooperação institucional, de mais conhecimentos sobre as formas de actuação legal no combate à pirataria e à contrafacção.
O encontro, disse, serviu, em particular, para reunir os órgãos e instituições com responsabilidades acrescidas no aparelho do Estado, com tarefas acrescidas na protecção da Propriedade Intelectual. O seminário foi uma iniciativa do Ministério da Cultura e Turismo, promovido pelo Serviço Nacional dos Direitos do Autor e Conexos (SENADIAC), em parceria com o Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cantora Anna Joyce realiza amanhã, às 21h00, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, um grande show no qual promete brindar o público com os vários sucessos que fizeram dela uma das vozes mais ouvidas da actualidade. Agenciada pela produtora LS Republicano, Anna Joyce traz como convidados especiais os artistas Landrick e Prodígio.
Os Sona “desenhos e figuras geométricas na areia”, arte milenar do povo Lunda Cokwe, foi elevado, ontem, em Kasane, no Botswana, a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), confirmou ao Jornal de Angola o investigador Jorge Dias Veloso, membro da delegação angolana.
O Atelier D'Artes Lucengomono realiza quinta-feira, pelas 18h30, no Instituto Guimarães Rosa (Centro Cultural Brasil Angola) a primeira edição do concerto denominado “Ntemo”, da cantora e intérprete Tina Bunga com a participação especial do músico Dodó Miranda.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Fertilidade dos solos e abundância de água permitem a implementação de várias culturas, algumas das quais particularmente exigentes, como a videira e o olival, que já têm produções de elevada consideração, que permitem a montagem de indústrias nessa região da Província do Cuanza-Sul
O embaixador da Venezuela na Nigéria, Alberto Castellar Padilla, prestou a Angola informações preponderantes sobre o referendo de 3 de Dezembro à volta da disputa territorial com a República Cooperativa da Guiana.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.