O Executivo vai reservar 55 por cento das bolsas de estudo para as mulheres, através de um programa que será lançado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, anunciou, quinta-feira, a Vice-Presidente da República.
O risco, ameaças e vulnerabilidades do país estão, desde quinta-feira, a ser analisados por oficiais generais e almirantes das Forças Armadas Angolanas (FAA), na 17.ª reunião metodológica e de balanço, na cidade do Lubango, província da Huíla.
A proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico do presente ano, em fase de discussão pelos deputados, na especialidade, contempla o reforço do Programa de Combate ao Crime Financeiro, assegurou, Jusciane Daniel de Sousa, secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público.
Ao intervir, terça-feira, na sessão parlamentar, a responsável do Ministério das Finanças esclareceu que o combate aos crimes financeiros tem merecido "apoio e patrocínio do Gabinete das Nações Unidas Contra a Droga e o Crime e a União Europeia”, tendo referido que, como prova disso, decorre uma formação com peritos da Polícia Federal Brasileira, patrocinada no âmbito deste programa.
"Estão a participar membros da PGR, Ministério das Finanças, Administração Geral Tributária, Ministério da Justiça, Serviços de Inteligência e Segurança e juízes”, esclareceu, para em seguida assegurar que o referido programa tem recebido "muitos apoios de instituições internacionais”.
A secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público adiantou, ainda, que fruto dos apoios recebidos, a nível externo, o Programa de Combate ao Crime Financeiro, sofreu uma redução no actual OGE, tendo tais valores sido conduzidos para outras prioridades.
No que à dotação financeira destinada às missões diplomáticas e consulares diz respeito, Jusciane Daniel de Sousa garantiu que vai merecer análise minuciosa, assegurando estar em aberta a probabilidade de revisão do orçamento de cada missão diplomática, "tendo em consideração a tipologia, localização e os aspectos sociais e económicos que estão adstritos à cada uma destas missões”.
Ressaltou que só com este trabalho será possível "estancar os constrangimentos” e evitar que os mesmos se "perpetuem” para os anos seguintes.
"Temos, ainda, algumas questões patrimoniais, dívidas com fornecedores externos, com pessoal e a abertura de novas missões. Por esta razão, criámos um Grupo Multissectorial, para proceder ao levantamento dos principais constrangimentos”, acrescentou.
Referiu, por outro lado, que o Ministério está a realizar um trabalho de identificação das "missões diplomáticas mais preocupantes”, cujas condições merecem intervenção imediata, tendo em vista a elaboração do programa de deslocação para constatação, prevista ainda para este mês. O grande objectivo, disse, é tentar acudir a eventuais preocupações, uma a uma.
A execução do referido programa de trabalho, acrescentou, carece de aprovação dos titulares das duas instituições, embora tivesse admitido estar tecnicamente "fechado” o processo.
Instado a responder os deputados sobre os encargos do ministério com os adidos comerciais, culturais e de imprensa, a secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público sublinhou que, as despesas com os primeiros, ronda os cerca de 515 milhões de kwanzas, com os segundos 2.8 mil milhões, enquanto com os terceiros 166 milhões.
"Entendemos que estas verbas podem não se afigurar, ainda, suficientes, pelo que, o que recomendamos é um reforço da articulação destes sectores com as missões diplomáticas e consulares, e com o Ministério das Relações Exteriores, no domínio da prestação de contas”, enfatizou, justificando ser o melhor modelo a adoptar para "verificar e aferir a orçamentação que acautele as condições de vivência dos adidos e o desenvolvimento das suas actividades”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAs conquistas e progressos alcançados pelas mulheres no mundo e o papel a desempenhar no desenvolvimento das sociedades estiveram em reflexão, na última quinta-feira, em Luanda, num encontro de embaixadoras e chefes de missão acreditadas em Angola.
Ariane Nhany, membro da Comissão Política da UNITA, reconheceu, em Luanda, a evolução da mulher na sociedade angolana, tendo destacado, a título de exemplo, a ocupação de dois cargos de grande relevância, como são os casos da Vice-Presidente da República e da Assembleia Nacional.
O Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) procedeu, esta quinta-feira, à apreciação das deliberações para a abertura do concurso público de magistrados e não magistrados, juízes para a eleição do presidente e vice-presidente do Tribunal de Contas, para um mandato único de sete anos.
Mais de 450 profissionais de todos os municípios de Luanda foram mobilizados para a realização da VIª Edição da Campanha de Intervenção Comunitária, denominada “Saúde à Porta de Casa”, esta sexta-feira, com o objectivo de promover a saúde e prevenir doenças.
O Auditório Maria do Carmo Medina da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, acolhe, nesta sexta-feira, pelas 16 horas, a sessão de apresentação e lançamento do Código do Procedimento Administrativo Angolano-Comentado & Anotado, aprovado pela Lei n.º 31/22, de 30 de Agosto.
O envio de uma missão de bons ofícios a Angola, no quadro da pacificação do Leste da RDC, foi deliberado, esta quinta-feira, em Juba, capital do Sudão do Sul, pelo Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos.
O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou, esta quinta-feira, um decreto para o recrutamento de primavera, em vigor a partir de hoje, avança o Notícias ao Minuto, que cita a agência estatal Ria Novosti.
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, disse, esta quinta-feira, em Luanda, que o país entrou, agora, numa fase de reconhecimento cada vez mais do papel da mulher no contributo ao desenvolvimento.