Sociedade

Promovida campanha de doação de sangue

Kátia Ramos

Jornalista

O Instituto Nacional de Sangue promoveu, em Luanda, uma campanha de doação de sangue, no Hospital Josina Machel, apenas com a participação especial de homens, por ocasião do Dia do Pai.

21/03/2023  Última atualização 08H40
Iniciativa teve grande adesão de homens, muitos dos quais em companhia de filhos menores © Fotografia por: Edições Novembro

A directora do Instituto Nacional de Sangue, Diodete Machado, disse que, em termos de stock de sangue, Luanda apresenta um número considerável armazenado. "É o resultado, em parte, da participação, em massa, da sociedade civil nas campanhas.

Nos últimos anos, realçou, no domingo, foi feito um grande investimento para o funcionamento dos bancos de sangue, que incluiu equipamentos, como reagentes gastáveis, para atender de forma segura quem necessitar dos serviços”, disse.

Luanda, continuou, tem um total de 35 bancos de sangue, destes 22 públicos e 13 privados. O instituto, acrescentou, conta com 200 bolsas em stock. "Todos os hospitais com um serviço do género podem fazer recurso do sangue armazenado na instituição”.

Diodete Machado agradeceu a sociedade civil e os movimentos espontâneos que têm se disponibilizado a doar sangue. "O trabalho de sensibilização tem sido de grande ajuda”, referiu, acrescentando que na campanha de doação de domingo contaram com 60 dadores.

As pediatrias, maternidades, os hospitais Américo Boavida e Josina Machel, o Complexo Cardial Dom Alexandre do Nascimento e o Centro de Oncologia são, por realizarem grandes cirurgias, os principais beneficiários do stock do Instituto Nacional de Sangue.

Eurico Lavelo, um dos dadores, membro da igreja Adventista de Angola, disse ser importante o acto de doação de sangue e incentiva as pessoas a participarem, em massa, em actos do género.

Para apoiar projectos semelhantes, disse, criou o grupo "Mão Ajudadora”, que doa sangue e ainda acompanha as famílias que necessitam de assistência após a transfusão de sangue.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade