A antiga Casa de Reclusão Militar, situada na zona adjacente ao Porto de Luanda, vai mudar de nome para Museu de Luta de Libertação, nos próximos dias.
Zézé Gamboa é um dos cineastas angolanos da segunda geração que ostenta uma carreira reconhecida a nível internacional, a começar em África. Quer no género documentário, quer na ficção, as obras do realizador têm sido merecedoras de prémios e boa recepção do público e da crítica.
Proletário e Pedro Cabenha participam sábado, a partir das 20h00, no concerto de comemoração dos cinco anos do Restaurante Junkembo, na Mutamba. Os artistas têm uma trajectória artística onde se destacam sucessos como “Scania 111”, “Michele”, “Mam Prole” e “Akiadimi”.
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Pedro Chissay, gestor e director artístico do espaço, disse que a aposta nestes dois artistas visa proporcionar uma noite virada para a música de raiz e atrair um público mais adulto que pouco desfruta das noites na baixa da cidade.
O concerto também será uma homenagem às mulheres, disse o nosso interlocutor, acrescentando que pretende neste novo ciclo proporcionar espectáculos com maior regularidade levando artistas consagrados e apostar em novos valores.
Segundo Pedro Chissay, o primeiro aniversário do espaço teve como atracção o músico Toty Samed, com o suporte da Banda Ukãi, depois passaram a Banda Maravilha, Banda FM e Euclides da Lomba, na edição passada.
O director artístico orgulha-se pela facto de ter recebido diferentes artistas da nossa praça que ajudaram a criar momentos agradáveis e a crescer o espaço. Entre os nomes que já passaram pelo espaço constam Eduardo Paim, Paulo Flores, Ricardo Lemvo, Ivan Alekxey, Aline Frazão, Bevy Jackson, Dodó Miranda, Pérola e Kiaku Kiadaff.
Actualmente, o Trio Bix e Dennis Samaya são os artistas na programação semanal, com actividades a quarta-feira e sábado, enquanto a música ambiente acontece a quinta e sexta-feira.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO antropólogo congolês-brasileiro Kabengele Munanga foi distinguido, sexta-feira, com o título de Professor Emérito pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Um dia antes de comemorar 83 anos, Kituxi a principal referência da música tradicional angolana foi homenageado, este sábado, no projecto Praça do Semba, no município do Cazenga, Luanda, pela trajectória artística.
Kigali vai acolher a primeira edição do Trace Awards & Festival, de 20 a 21 de Outubro, um evento que celebra a criatividade, o dinamismo e a credibilidade da música e da cultura africana, soube o JA Online, através de uma nota.
Economistas moçambicanos disseram hoje que a decisão do banco central de deixar de comparticipar a fatura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
A Comissão Europeia propôs, esta terça-feira, a cooperação com países africanos, como Marrocos, para combater as travessias ilegais nas rotas migratórias do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico, avança a Lusa.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
A Administração municipal de Luanda promoveu, segunda-feira, uma campanha de limpeza na praia da Areia Branca, localizada na Nova Marginal, no âmbito das celebrações do dia Mundial do Ambiente.