A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
A petrolífera italiana Eni e o Ministério da Saúde assinaram, esta segunda-feira, um memorando de entendimento para a formação de até 100 profissionais de cardiocirurgia, para atender perto de 250 pacientes ao ano e re-forçar os serviços de hospital especializado
Um total de 162 dos 265 projectos inscritos no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza para o presente exercício económico foi executado e concluído na Lunda-Norte.
Os dados foram tornados públicos, no Dundo, pelo director da Unidade Técnica do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
Miguel Pereira, que falava, segunda-feira, à margem do encontro que a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, teve com membros do Governo Provincial da Lunda-Norte, incluindo administradores municipais e parceiros sociais, esclareceu que, até ao momento, a execução física dos projectos situa-se em mais de 80 por cento.
O director da Unidade Técnica do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza afirmou que as previsões apontam para Dezembro do corrente ano a conclusão dos projectos em curso, nos dez municípios da Lunda-Norte.
Explicou que os projectos concluídos estão ligados ao fomento da agricultura familiar, pecuária, empoderamento da mulher, com pequenos negócios, bem como apoio aos ex-militares e seus dependentes.
Dos projectos em curso, destaque para os ligados aos cuidados primários de saúde, cidadania, com incidência na atribuição de Bilhetes de Identidade a adultos e jovens que nunca tiveram documento, bem como registo de nascimento a menores de idade, segundo Miguel Pereira, tendo defendido maior acompanhamento e fiscalização da execução financeira de todos os projectos.
Miguel Pereira anunciou que as administrações municipais vão passar a dar informações sobre a execução orçamental e financeira do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza numa plataforma informática, criada para facilitar o processo de prestação de contas, tratamento de dados, monitoria e avaliação periódica.
Por seu turno, o administrador municipal de Xá-Muteba, Agostinho Paiva, acredita que a implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza foi o ponto de partida para a resolução dos problemas das comunidades.
Agostinho Paiva reconheceu que, com o programa, tem sido possível a reintegração de ex-militares e respectivas famílias em acções produtivas, através de iniciativas de fomento do auto-emprego, com a atribuição de imputs agrícolas e cabeças de gado bovino.
"Foram entregues aos ex-militares kits compostos por sementes, fertilizantes, utensílios para lavrar a terra e cabeças de gado. Também adquirimos motorizadas de três rodas, para facilitar o escoamento dos produtos cultivados na região”, disse o administrador municipal de Xá-Muteba.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm total de 60 pessoas morreu e 309 ficou ferido em consequência de 279 acidentes de viação ocorridos no país ,entre 16 a 22 deste mês, informou o chefe de secção de Rádio e Televisão da Polícia Nacional, inspector-chefe Venâncio Victor.
Os traços históricos, linguísticos e rituais festivos dos nove principais grupos etnolinguísticos de Angola foram, exibidos na 7ª edição da Feira Antropológica, no Complexo Escolar São Domingos, distrito Urbano do Rangel, em Luanda.
O mercado da comuna da Funda, no município de Cacuaco, em Luanda, está pronto para receber novos vendedores, graças aos trabalhos de ampliação e melhoria das condições das suas estruturas físicas efectuados recentemente pelas autoridades locais, com vista a atrair mais vendedores que até ao momento efectuam as vendas nas ruas.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.