Sociedade

Projectos para a capital do país são realizados em cinco anos

Kátia Ramos

Jornalista

A capital do país tem um plano de implementação de projectos, aprovado recentemente pelo Executivo, que será materializado nos próximos cinco anos, revelou quinta-feira o governador de Luanda, quando falava à imprensa por ocasião da celebração dos 447 anos da cidade.

27/01/2023  Última atualização 09H27
Governador Manuel Homem apresentou propostas para os próximos anos © Fotografia por: RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO

Para 2023, o Governo de Luanda está a priorizar a conclusão dos projectos que estão paralisados desde 2012, já incluídos no orçamento do ano em curso, novos projectos, concebidos e aprovados no âmbito do programa de intervenção de Luanda.

Os projectos em referência são de infra-estruturas nas áreas da macro e migro drenagem, saneamento básico,  projectos de construção de sistema hospitalares que incluem hospitais municipais, centros e postos médicos, com o objectivo de colocar os serviços de saúde mais próximo do cidadão.

Quanto à mobilidade nas vias de Luanda, Manuel Homem disse ser uma questão que envolve vários factores, que já estão a ser acautelados, em sede do orçamento em apreciação na Assembleia Nacional, prevendo-se a recuperação de vias secundarias e terciarias. Acções que constam de um programa que já se deu início em 2022, com a sua materialização,  e que vai dar maior fluidez no que se refere ao trânsito na capital.

Segundo o governador de Luanda, existe igualmente outros projectos que estão a ser implementados pelos departamentos ministeriais no domínio dos transportes, na melhoria das linhas férreas, visto que a província de Luanda ganhou novas carruagens que estão a permitir a mobilidade dos cidadãos no âmbito da melhoria de linhas férreas para chegar ao novo aeroporto e todas estas infra-estruturas combinadas com os projectos do metro de superfície e dos catamarãs que já estão a funcionar, são acções com a finalidade de criar maior fluidez na mobilidade dos munícipes.

Os 447 anos da cidade de Luanda implicam a necessidade de continuar a realizar as melhores acções para os luandenses, a satisfação para uma cidade linda e plena, um processo que está a bom caminho e que reconhece  os desafios a serem ultrapassados nos vários domínios da vida dos munícipes de Luanda.

 

Homenagem a figuras públicas

Na mesma senda, a baia de Luanda assistiu à homenagem de várias figuras públicas que, segundo o Governo da Província, muito têm feito em prol da sociedade nas várias áreas do saber, pelo seu contributo e dedicação.

Antónia Faia, homenageada pelo desporto disse ser uma grande honra ver o seu trabalho ser reconhecido e promete trabalhar para continuar a trazer sempre os troféus para Angola. A competidora a nível internacional está no judo há mais de 30 anos e é detentora de dois troféus no campeonato africano, contando com qualificações a nível mundial, tendo sido quatro vezes vice-campeã africana.

Faia diz que gostaria de ver a cidade de Luanda com melhorias nas áreas de saúde e educação, todavia, engrandece o empenho do Executivo angolano e como jovem pretende continuar a dar o seu melhor em prol da capital onde reside.

Já Fernando Mendes, um ativista que trabalha há 23 anos em prol das comunidades, viu ontem, pela primeira vez, o seu trabalho a ser reconhecido com um diploma de mérito e um galardão dado pelo Governador de Luanda. "Para termos uma cidade linda é necessário mudar a consciência, para se fazer o melhor é necessário que o cidadão saiba cuidar dos monumentos e sítios, preservar a biodiversidade e optar pelo amor ao próximo, onde um cuida do outro sem distinção de raça, religião e cor da pele”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade