Economia

Projectos estruturantes vão garantir autonomia no fornecimento de energia

A construção do parque fotovoltaico de Cabinda e outros projectos estruturantes do sector eléctrico, em curso, vão assegurar a autonomia no fornecimento de electricidade nesta província, garantiu esta semana, nesta localidade, o secretário de Estado para a Energia, Arlindo Carlos.

06/04/2024  Última atualização 09H25
Secretário de Estado para a Energia, Arlindo Carlos. © Fotografia por: DR
Em declarações à imprensa, a propósito de uma jornada de campo para avaliar as infra-estruturas do sector, o dirigente sublinhou que a central de painéis solares, cujas obras decorrem de forma satisfatória, terá capacidade para produzir 90 megawatts de energia eléctrica.

A infra-estrutura, instalada na localidade de Chinganga, cerca de 17 quilómetros a Sul da cidade de Cabinda, vai dispor de 200 mil painéis solares que vão reforçar os actuais 145 megawatts produzidos pela Central Térmica de Malembo.

A par desse projecto, o secretário de Estado avançou que se prevê também a construção de uma outra infra-estrutura que vai interligar a província de Cabinda e a Rede Nacional de Electricidade, a partir do município do Soyo, através de dois circuitos de 220 quilowatts, com capacidade para 300 megawatts.

O sector está empenhado na implementação do projecto estruturante que servirá de solução robusta para gerar postos de trabalho para jovens. 

Segundo Arlindo Carlos, o Governo continua a mobilizar financiamentos, no sentido de concretizar os projectos que poderão contribuir para o desenvolvimento económico da região e do bem-estar social das populações.

Actualmente, a província de Cabinda beneficia da energia eléctrica produzida na Central Térmica de Malembo, que funciona com cinco turbinas, destas três a gás e duas a diesel, que perfazem uma capacidade instalada de 145 megawatts (unidade de grandeza física de potência, que representa uma medida de potência equivalente a um milhão de watts).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia