Política

Projectos em curso nos municípios do Cunene

Dos 96 projectos previstos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) na província do Cunene, 56 estão em execução desde Março.

07/08/2020  Última atualização 09H22
DR

 

Segundo o director do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística (GEPE), Pelágio Pukulukeni, dos 96 projectos, cinco são do âmbito central, dois da competência provincial e 89 da responsabilidade dos municípios. O programa inclui despesas de prestação de serviços de limpeza e de aquisição de equipamentos para a recolha de resíduos sólidos.

Segundo o responsável, até Julho, tinham sido gastos 1.064.873,95 kwanzas, que incidiram sobre 56 projectos de construção de escolas, apetrechamento de complexos residenciais para professores e enfermeiros, centros de saúde e reabilitação do lar dos estudantes de Oncocua.
O dinheiro serviu, ainda, para reabilitar o sistema de captação da água para 200 fogos habitacionais, abertura de furos de água e represas para a retenção das águas da chuva, além da construção de uma zona de lazer em cada um dos seis municípios da província.

Pelágio Pukulukeni disse que o PIIM tem grandes impactos socio-económicos na vida das populações e permite o emprego temporário a 3.520 trabalhadores. O plano prevê, também, a aquisição de equipamentos de terraplanagem no município do Curoca, a terraplanagem de vias terciárias e de difícil acesso no Cuvelai e em Namacunde, além da construção da morgue do Hospital Municipal do Cuvelai
Pelágio Pukulukeni informou que decorre a construção de 22 torres de iluminação em oito bairros periféricos de Ondjiva, rede de iluminação pública e ligação domiciliar da comuna do Evale, a linha de 24 quilómetros que une Namacunde e Chiedi, assim como a asfaltagem das ruas da vila de Xangongo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política