A 120ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, abre, hoje, na cidade do Lubango, com uma ementa caprichada pela organização com destaque para várias actividades socioculturais, desportivas, económicas, entre outras que se prevê atrair dezenas de turistas nacionais e estrangeiros.
O antigo Instituto Médio Agrário, que se dedicava à formação, até os anos 80, de quadros para a agronomia é hoje uma escola de referência, ao nível local, de formação em artes e ofícios, denominada “Cidade Jovem de Sucesso”.
Um total de 13 milhões e 700 mil dólares foi gasto pelo governo Japonês, desde 1999 até ao presente ano, em projectos comunitários de acções contra minas em Angola.
O facto foi revelado nesta quarta-feira, na comuna de São Pedro da Kilemba, município de Cambambe, província do Cuanza-Norte, pelo encarregado de negócios da embaixada do Japão em Angola, Takahashi Yusuke, durante a cerimónia de conclusão do primeiro projecto de desminagem, financiado pelo governo Nipónico, na província do Cuanza Norte.
Na ocasião, o responsável frisou que o seu governo valoriza a cooperação com o Executivo Angolano, tendo destacado particular atenção à segurança humana dos cidadãos nacionais.
Considera o processo de desminagem, em curso no país, como prioridade de extrema importância para o desenvolvimento sustentável e diversificação da economia do país.
Sublinhou que a meta do Governo de Angola é ter o território Nacional livre de minas até 2025, tendo ressaltado a continuidade de cooperação entre os dois estados, para a concretização de tal desiderato, com o objectivo de proporcionar mais segurança física e alimentar, assim como o aumento da produção agrícola a nível das comunidades,
Fez saber que o país do "Sol nascente" apoia de forma variada, projectos locais em Angola, tais como o Programa de Assistência a Projectos Comunitários (APC) desde 1989 e também o de Assistência a Projectos de ONGs Japonesas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro do Interior, Eugénio Laborinho, inaugurou, hoje, no Lubango, província de Huíla, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), equipado para monitorar vários pontos do casco urbano e zonas da periferia.
O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, apelou ao Serviço de Investigação Criminal (SIC), na inauguração da Sede de Cabinda, para que se preste atenção especial aos crimes cibernéticos praticados na província.
O líder do MPLA e candidato a Presidente da República, João Lourenço, participou, este domingo, em Luanda, num passeio de bicicleta, integrado num acto de apoio a sua candidatura nas Eleições Gerais de 24 de Agosto.
Até Dezembro deste ano, a companhia aérea angolana de bandeira (TAAG) vai implementar voos de ligação entre as cidades do Uíge, Cabinda e Kinshasa (República Democrática do Congo), anunciou ontem, o líder do MPLA, sendo ovacionado pela população que o acompanhava atentamente. Ouvia-se, entre gritos e assobios, que era uma boa "notícia".
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) considerou improcedente a reclamação do Partido Humanista de Angola (PHA) sobre determinados aspectos da Lei Eleitoral, por ser submetida fora do prazo. A informação foi prestada, ontem, em Luanda, pelo porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, no final da sessão plenária extraordinária daquele órgão.
O presidente do P-Njango, Dinho Chingunji, disse, ontem, em Moçâmedes, província do Namibe, que, caso vença as Eleições Gerais de 24 de Agosto, vai apostar na juventude, por ser a franja maioritária da sociedade angolana e que está “bem preparada para conduzir, com eficiência, os destinos do pais”.
Os representantes das forças políticas e coligação de partidos, na província do Cuando Cubango, concorrentes às próximas eleições gerais de 24 de Agosto , garantiram, na cidade de Menongue, estarem preparados para “mergulharem” mata adentro, ao encontro das comunidades das zonas de difícil acesso e convencer as pessoas a votarem nos seus programas de governação.
O representante permanente de Angola Junto da União Africana (UA), embaixador Francisco José da Cruz, integra a Missão de Observação Eleitoral conjunta de curto prazo da UA e do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), que vai acompanhar as Eleições Gerais no Quénia do dia 9 deste mês.