Cultura

Projecto Textualidades leva Timóteo Ulika ao Memorial

O programa “Textualidades Conversas com Leitores” no Memorial Dr. António Agostinho Neto, recebe quinta-feira (18), a partir das 16h00, o escritor Timóteo Ulika, para uma interacção com os amantes da literatura angolana.

17/11/2021  Última atualização 09H10
Memorial Dr. António Agostinho Neto © Fotografia por: DR
Textualidades é um espaço de tertúlia entre escritores e leitores no processo da comunicação literária, criado pelo Memorial Dr. António Agostinho Neto.

Timóteo Ulika, pseudónimo literário de Cornéilo Caley, nasceu no Huambo em 1944, é escritor, historiador e sociólogo. Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, fez mestrado em Estudos Africanos pelo ISCTE, em Lisboa, com o trabalho consagrado ao estudo da Problemática do Petróleo em Angola e fez doutoramento em Sociologia do Desenvolvimento. É membro da União dos Escritores Angolanos (UEA) e da Academia Angolana de Letras.

Como ficcionista, o autor assina com o pseudónimo Timóteo Ulika, tendo publicado as seguintes obras: "A Rola de Tchingandu”, novela (1980), "Kandundu”, romance (2001, "O julgamento do Homem: Fábula para todas as idades”, Fábula (2003) e "Os Discursos do Tempo”, 1º Volume (2017).

Como ensaísta, publicou: "Os Petróleos e a Problemática de Desenvolvimento: uma visão económico-so-cial” (2000), "Contribuição para o pensamento histórico e sociológico angolano - Intervenções e reflexões” (1ª edição, 2005).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura