Cultura

Projecto Resiliart e o Dia Internacional do Jazz

O Dia Internacional do Jazz, 30 de Abril, é uma data celebrada por proclamação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e por reconhecimento oficial da ONU, desde 2011, para divulgar o jazz e o seu papel diplomático de unir pessoas de todos os continentes.

04/04/2024  Última atualização 12H00
Actuação na edição de 2023 © Fotografia por: DR

O Projeto Resiliart Angola é uma iniciativa lançada em 2021, pela American Schools of Angola, que nasceu no contexto do Movimento Global Resiliart da UNESCO, como resposta à pandemia da Covid-19. Naquele ano organizou, pela primeira vez, o Dia Internacional do Jazz, em parceria com o Governo angolano e a UNESCO, um ano depois da American Schools Angola ter celebrado, pela primeira vez, esta efeméride que contou com a presença de Waldemar Bastos.

Na edição passada estiveram Amosi Just A Label, Jay Lourenzo e o Conjunto Dizu Dietu, que fizeram as honras de casa e teve como atracções  internacionais The Dizzy Gillespie Bands, Mississipi Blues, Bill Howl-N-Madd Perry, o brasileiro Leo Gandelman e o projecto Diasporando Jazz.

Ricardo Lemvo, Filipe Mukenga, Totó ST, Anabela Aya e Esperança Mirakiza são artistas nacionais que participaram dos anos anteriores, aos quais se juntaram  Mitchel Long e Derek Nakamoto, dos Estados Unidos da América, o grupo feminino As Marias, de Moçambique, os portugueses Miguel Guerreiro e  Catarina dos Santos, os brasileiros Yamandu Costa e Chico Pinheiro, e  o argentino Martin Sued.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura