Cultura

Projecto “Noite de Poesia” distingue Fragata de Morais

Armindo Canda

Jornalista

O escritor Fragata de Morais será homenageado, amanhã, a partir das 18h00, durante a 7.ª edição do projecto “Noite de Poesia”, a realizar-se na Fundação Arte e Cultura (FAC), em Luanda.

30/07/2024  Última atualização 10H53
Escritor vai ser homenageado pela Fundação Arte e Cultura © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro

No decorrer da actividade, os poetas Kahungu Santana, Bellie Solitário, Nádia Dias, Saride, Ndira Sousa, Higino Andrade, Agícia Nayol, Catila Rayna, Francisco Vidal e Gago vão recitar poemas dos livros "Batuque Mukongo” e "Sumaúma”.

Os músicos Deny Moreira e António Morango, assim como o grupo de teatro Jovens da Mulemba também vão participar na homenagem ao escritor. De acordo com a organização, a homenagem serve para reconhecer o contributo de Fragata de Morais na promoção e valorização da literatura angolana.

Para além do contributo do autor, o encontro vai fortalecer, igualmente, partilhar com os jovens conhecimentos por meio das obras do escritor. A homenagem será centrada numa sessão de partilha e reflexão dos escritos poéticos de Fragata de Morais.

O responsável da Comunicação da FAC, Clodovil Henrique, disse que os livros "Batuque Mukongo” e "Sumaúma” serão debatidos e analisados na presença do autor, que vai explicar de forma detalhada a razão de os ter escritos.

Durante a conversa, explicou, o público terá a oportunidade de questionar e saber mais sobre os escritos de Fragata de Morais e aprender o suficiente com esse "gigante” da escrita.

Clodovil Henrique referiu que um dos pontos mais altos da homenagem na "Noite de Poesia” é o recital de poesias, onde os poetas conseguem tocar na alma do homenageado através dos poemas declamados e tirados do livro do escritor escolhido.

 "O momento do recital é um acto sagrado, em que os poetas conseguem tocar na alma da pessoa que vai ser homenageada. E é uma forma de cada um dos artistas mostrar a sua capacidade artística”.

O projecto "Noite de Poesia” é realizado na última quarta-feira de cada mês e o maior propósito é promover a literatura no seio da comunidade, no sentido de despertar o gosto pela leitura nas crianças e jovens da Ilha do Cabo.

Para além de promover a literatura, o evento visa, ainda, congregar outras disciplinas artísticas, de forma a estimular o gosto pelas artes e dar espaço aos novos talentos.

De nome próprio Manuel Augusto Fragata de Morais, o homenageado  é naatural de Maquela do Zombo, província do Uíge, onde nasceu em 1941. Escritor de uma vasta obra, Fragata de Morais é um diplomata emprestado outrora à política. Foi jornalista, actor, cineasta e realizador de teatro nacional e internacional.

Frequentou a Universidade Internacional de Teatro, em Paris, França, e a Academia Holandesa de Cinema. Das suas obras literárias destacam-se "Inkuna Minha Terra”, que teve menção honrosa do Prémio Sonangol de Literatura, em 1997, "Linduguices”, "Momento de Ilusão”, "A prece dos Mal Amados”, "O fantástico na prosa Angolana”, "Batuque Mukongo” e "Sumaúma”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura