Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
O escritor David Capelenguela é homenageado, hoje, a partir das 18h00, no projecto “Noite de Poesia”, durante o sarau cultural que se realiza no anfiteatro Wyza, da Fundação Arte e Cultura, na Ilha do Cabo.
O teatro estará a cargo do grupo Os Jovens da Mulemba, enquanto a música fica sob a responsabilidade dos cantores Jovaldo Falne IV e Ka-biusa Anacleto.
"Noite de Poesia” é um projecto da Fundação Arte e Cultura, que existe há 4 anos e realiza-se todas as últimas quartas-feiras do mês, nas instalações da Fundação Arte e Cultura. O projecto consiste na exaltação de figura e obra de pessoas que oferecem o seu contributo para a dinâmica e desenvolvimento da cultura e literatura angolana.
Poeta, ensaísta e crítico literário, David Capelenguela é autor de 14 livros. Tem no mercado as obras "Agostinho Neto: Dialéctica do Discurso Poético e Literário”, um ensaio "Sona – A Beleza de um Desenho”, "A Borboleta Violinista”, literatura infantil, mas é em "Verso Vegetal”, "Ego do Fogo”, "Véu do Vento”, "Gravuras Doutro Senti-do”, "Tipo-Grafia Lavrada”, "Acordanua”, "Vozes Ambíguas”, "Rugir do Crivo”, "O Enigma da Welwitschia” e "Planta da Sede”, obras nas quais a sua veia poética está evidenciada. Também tem textos em antologias nacionais e internacionais.
Capelenguela é, actualmente, o secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, membro fundador da Brigada Jovem de Literatura de Angola do Namibe, tendo entre 1993-1998 e 2006-2011 exercido as funções de secretário provincial do Namibe e Cunene.
Nascido na Huíla, em 1969, David Capelenguela é advogado de profissão, licenciado e mestre em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, em Luanda. Actualmente está a frequentar o curso de Doutoramento em Ciências Sociais, na mesma Faculdade da Universidade Agostinho Neto. Membro do Sindicato dos Jornalistas An-golanos (SJA), esteve vinculado ao jornalismo desde 1990, como colaborador, tendo exercido a profissão durante 25 anos, na rádio, Jornal de Angola e ANGOP. Passou pelas rádios Namibe, Huíla, Cunene e Lunda-Sul.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
A comissão directiva da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) está preocupada com as infiltrações causadas pelas águas das chuvas que estão a aumentar o estado de degradação do edifício Mendes & Valladas, obrigando a uma intervenção urgente para que seja preservado.
Manuel Rui é a proposta para a primeira edição de 2023 do projecto “Noite de Poesia”, da Fundação Arte e Cultura, que se realiza hoje, entre às 18h00 e às 20h30, durante um recital com as obras literárias do escritor, no Wyza Anfiteatro, daquele instituição cultural.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.