Cultura

Projecto “Noite de Poesia” distingue David Capelenguela

O escritor David Capelenguela é homenageado, hoje, a partir das 18h00, no projecto “Noite de Poesia”, durante o sarau cultural que se realiza no anfiteatro Wyza, da Fundação Arte e Cultura, na Ilha do Cabo.

30/11/2022  Última atualização 09H30
Capelenguela é o secretário-geral da União dos Escritores © Fotografia por: DR
Para abrilhantar a noite foram convidados os poetas Miura Mukeny, Francisco Vidal, Delmira Dinis, Herculano Numa, Lurdes Nzumba, Ernesto Monteiro, Deusa Dinis, Universo Mavambo, Joparte, Poeta Gago, Rosandro Bendau, Luís Naval, Fernanda Gonga e Wende Bocado.

O teatro estará a cargo do grupo Os Jovens da Mulemba, enquanto a música fica sob a responsabilidade dos cantores Jovaldo Falne IV e Ka-biusa Anacleto.

"Noite de Poesia” é um projecto da Fundação Arte e Cultura, que existe há 4 anos e realiza-se todas as últimas quartas-feiras do mês, nas instalações da Fundação Arte e Cultura. O projecto consiste na exaltação de figura e obra de pessoas que oferecem o seu contributo para a dinâmica e desenvolvimento da cultura e literatura angolana.

Poeta, ensaísta e crítico literário, David Capelenguela é autor de 14 livros. Tem no mercado as obras "Agostinho Neto: Dialéctica do Discurso Poético e Literário”, um ensaio "Sona – A Beleza de um Desenho”, "A Borboleta Violinista”, literatura infantil, mas é em  "Verso Vegetal”, "Ego do Fogo”, "Véu do Vento”, "Gravuras Doutro Senti-do”, "Tipo-Grafia Lavrada”,  "Acordanua”, "Vozes Ambíguas”, "Rugir do Crivo”, "O Enigma da Welwitschia” e "Planta da Sede”, obras nas quais a sua veia poética está evidenciada. Também tem textos em antologias nacionais e internacionais.

Capelenguela é, actualmente, o secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, membro fundador da Brigada Jovem de Literatura de Angola do Namibe, tendo entre 1993-1998 e 2006-2011 exercido as funções de secretário provincial do Namibe e Cunene.

Nascido na Huíla, em 1969, David Capelenguela é advogado de profissão, licenciado e mestre em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, em Luanda. Actualmente está a frequentar o curso de Doutoramento em Ciências Sociais, na mesma Faculdade da Universidade Agostinho Neto. Membro do Sindicato dos Jornalistas An-golanos (SJA), esteve vinculado ao jornalismo desde 1990, como colaborador, tendo exercido a profissão durante 25 anos, na rádio, Jornal de Angola e ANGOP. Passou pelas rádios Namibe, Huíla, Cunene e Lunda-Sul.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura