Cultura

Projecto musical: UNAC-SA cria colectânea “Resgate e Valorização”

A União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA) está a produzir uma colectânea denominada “Resgate e Valorização”, que deve ser colocada no mercado musical no primeiro semestre deste ano.

17/03/2023  Última atualização 11H20
Clara Monteiro é uma das vozes do projecto musical da UNAC-SA a ser apresentado este a ano © Fotografia por: DR

No dia do lançamento do disco, está previsto a realização de um espectáculo, no Palácio de Ferro, na baixa da cidade de Luanda, com a participação dos integrantes do projecto, disse, ontem, o coordenador Diogo Sebastião "Kintino”.

A intenção, disse, é realizar um projecto com a participação de 25 a 26 artistas membros da UNAC-SA, que têm inicialmente as quotas regularizadas. Kintino explicou que o projecto visa dar maior visibilidade aos músicos com poucas oportunidades, a fim de mostrarem o potencial artístico.

Segundo Kintino, existe vários músicos da velha guarda com muito potencial que reclamam por mais espaços para divulgarem os trabalhos discográficos.

O também responsável pela área do Marketing da UNAC-SA adiantou que a ideia é desenvolver um projecto inclusivo. Ressaltou que está previsto, para o segundo semestre, o lançamento da segunda colectânea. "A intenção da UNAC-SA é colocar todos os anos uma ou duas colectâneas no mercado musical, como forma de compensar aqueles que cumprem o pagamento das quotas.”

Se os músicos têm deveres, disse, também têm o direito de obter benefícios dentro do programa social da UNAC-SA. Kintino avançou que o projecto vai abranger outras disciplinas artísticas como a dança, teatro, audiovisuais, intérpretação e compositação. "Estamos a ver a possibilidade de tornar o projecto mais alargado. Começámos com a música por causa da abrangência e o impacto na sociedade”. O coordenador do projecto disse que muitos músicos participaram na luta pela independência do país, com canções de mobilização da sociedade, cantando temas de repúdio à ocupação colonial portuguesa. "Muitos deles fizeram furor com as suas canções, emprestando o  talento artístico.”

Nomes consagrados como de Dina Santos, Clara Monteiro, Elisa Barros, Fatozinha, Zizi Mirandela, bem como da emergente Elisa Coelho, vão fazer parte do projecto. "Muitas delas têm uma carreira de longos anos e consolidada. Por outro lado, existe no mercado musical angolano escassez de vozes femininas daquela época, isso explica o número reduzido de cantoras, pela falta de referência, razão pela qual incluímos, também, Elisa Coelho, que já canta algum tempo, mas tem estado, só agora, muito mais envolvida na projecção da carreira”.

O responsável frisou que o "Resgate e Valorização” terá a participação de 20 cantores e cinco ou seis cantoras.

O disco, referiu, comporta os estilos semba, rumba e kilapanga, no sentido de dar ao disco uma maior versatilidade e poder conquistar o maior número de admiradores da música popular e urbana angolana. Das vozes masculinas destacam-se nomes como Guilhermino, Rui Morais, Jaburu, Orlandinho, Nelo Burgas, Cajó Pimenta e Juca Morgado.

O disco está a ser produzido na Plenarium Estúdio,  localizado no Bairro Popular, pelos produtores Alex Samba, Neto, David e o próprio Kintino.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura