Regiões

Projecto hidroeléctrico de Bayenes custa mais de mil milhões de dólares

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

O projecto de construção do empreendimento hidroeléctrico de Bayenes, ao longo da Bacia do rio Cunene vai custar numa primeira fase 1.375 milhões de dólares, para a barragem principal.

03/06/2024  Última atualização 15H35
© Fotografia por: Venâncio Victor|Edições Novembro

A informação foi prestada, hoje pelo director do referido projecto, Mateus Catumbela, a propósito do acordo de implementação conjunta  do programa com a República da Namíbia que aconteceu esta segunda-feira, no aproveitamento hidroeléctrico de Laúca.

De acordo com o responsável, o encontro entre os ministros da Energia e águas e das minas e Energia, da Namibia, João Baptista Borges e Tom Allweendo, visa essencialmente a tomada de decisões das questões chaves que tem a ver com o projecto, mormente, o estudo de viabilidade ambiental, técnica e o envolvimento das comunidades da região directamente afectadas pelo projecto que vai se desenvolvido no período de cinco anos.

A barragem de regulação vai custar para os dois estados um montante de 113 milhões de dólares.

O empreendimento hidroeléctrico de Bayenes conta com uma capacidade instalada de 860 Megawat, da barragem principal e 21 da Megawat de potência da barragem de regulação.

A partilha dos benefícios deste empreendimento hidroeléctrico será de 50 por cento para ambos os estados, conforme fez saber, o director do projecto Bayenes, Mateus Catumbela, em declaração a imprensa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões