A produção cinematográfica angolana “Mutu Mbi” teve pré-estreia no último fim-de-semana, no Centro Cultural Santo Amaro, na cidade de São Paulo, no Brasil.
O estado de saúde do kudirista Nagrelha, que no último sábado viajou para Portugal, onde recebe tratamentos médicos num hospital na cidade do Porto, devido a problema respiratório, continua estável, segundo uma fonte familiar.
A VII edição do projecto “Unitel - Festa da Música”, que acontece nos dias 4 e 11 de Junho, na Huíla e Benguela, e 2 de Julho, em Luanda, regressa, este ano, ao formato normal, com público e artistas estrangeiros como convidados.
O regresso ao "novo normal” do festival, três anos depois de estarem limitados a transmissão online, devido às restrições da pandemia, vai permitir à organização convidar, para esta edição, 30 artistas, quatro dos quais estrangeiros.
A organização informou que os músicos estrangeiros convidados são o nigeriano Omah Lay, a brasileira Iza e os cabo-verdianos Nelson Freitas e Djodje. Entre os angolanos os destaques são Yola Semedo, Ary, C4 Pedro, Rui Orlando, Hélvio, Gerilson Insrael, Anna Joyce, Edmázia Mayembe, Cef, Pérola, Preto Show, Nagrelha, Dono do Game, os grupos SSP e O2, assim como dez músicos da Huíla e Benguela. A animação musical fica ao cargo dos DJ Omix e Vado Poster.
A produção adiantou que convidou artistas da Huíla e Benguela, muitos deles desconhecidos do grande público consumidor, por considerar uma oportunidade destes exibirem o seu talento. Para o músico e produtor Big Nelo, esta oportunidade demonstra o compromisso que o projecto tem com a música nacional.
Além de serem presenciais, os concertos também vão ser transmitidos, em directo, no site: www.festadamusica.ao, criado, o ano passado, com este propósito.
O director de Marketing da Unitel, Teodoro Fernandes, disse que a escolha da Huíla e Benguela para acolherem os concertos deveu-se mais a questões logísticas. Ao contrário das edições passadas, feitas antes da pandemia, esta, esclareceu Teodoro Fernandes, não vai promover espectáculos de teatro, nem os debates ou as actividades desportivas.
O projecto "Unitel Festa da Música” tem por finalidade promover a música nacional e reconhecer a importância desta arte para o desenvolvimento da cultura. Criado em 2015, o festival é uma das iniciativas nacionais de relevo, em especial na promoção de artistas nacionais.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.
A longa-metragem “A palavra tem poder” foi o grande vencedor da terceira edição do Kids Talent Awards (KTA), ao arrebatar o prémio de melhor filme e de melhor actriz, para a figura que interpreta a personagem principal, de nome Angolaninha.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.
A estreia de Camilo Lemos no mercado literário acontece hoje, às 15h30, no Shopping Avennida, no Morro Bento, com o lançamento, durante uma sessão de venda e assinatura de autógrafos dos livros de poesia “O ventre da sabedoria” e “Sou eu mesmo o angolano”.
O Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, esta manhã, em Lisboa, preocupante o estado de saúde do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, que se encontra em tratamento em Barcelona, Espanha.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.