Economia

Projecto ferroviário vai ligar Luanda e República Democrática do Congo

O All-American Rail Group (AARG) assinou domingo, em Luanda, um Memorando de Entendimento com o Ministério dos Transportes com o objectivo de apoiar o plano de expansão ferroviária do Norte do país, num investimento estimado em 4,5 biliões de dólares.

11/12/2023  Última atualização 07H58
Momento após a assinatura do documento entre o AARG e o Ministério dos Transportes © Fotografia por: DR

A  ligação   de Luanda à República Democrática do Congo (RDC), que almeja fortalecer a segurança alimentar em Angola, vai impulsionar a expansão agrícola nas regiões do Uíge, Kwanza-Norte, Bengo, Malanje e Zaire, em estreita sinergia com as plataformas logísticas do Soyo, Malanje, Luvo e Lombe.  E vai possibilitar  também a exportação de petróleo, madeira e minerais para os países do Atlântico, conforme comunicado de imprensa recebido pela redacção do Jornal de Angola.

"O All-American Rail Group está comprometido com Angola", disse Mustafa Ocalir, membro do Conselho de Administração da empresa. Segundo este,  "o  Memorando de Entendimento é o nosso primeiro passo para podermos apoiar o plano de expansão da rede ferroviária angolana, tema crítico para a diversificação da economia e para a criação de emprego”.

Na mesma nota, Mustafa Ocalir  explicou que o Corredor Norte não é apenas ferroviário. "Pretendemos construir e integrar a ferrovia com plataformas logísticas e com um porto nesta região agrícola, para fazer avançar o arrojado PlanAgrão e reforçar a segurança alimentar do país”, detalhou, sublinhado mais adiante que  "o grupo atribui grande importância à parceria agora iniciada com o Ministério dos Transportes e que estão prontos para colocar à disposição de Angola a sua capacidade de construir, operar e financiar projectos ferroviários e logísticos”.

Por seu lado, o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d’Abreu  avaliou o impacto que pode causar o projecto "Apesar do Corredor Norte terminar em Malanje, pode estender-se para o Norte e Leste do País – as regiões mais populosas do País e detentoras de características naturais propícias à implementação de actividades de agronegócio, comércio, indústria e turismo”.

O Ministro dos Transportes recordou, entretanto, que "o Plano Director do Sector prevê a ampliação dos três corredores nacionais até às fronteiras com os países vizinhos, com o objectivo prioritário de fortalecer as conexões com os respectivos portos costeiros, facilitar o comércio transfronteiriço e impulsionar a economia real em Angola".

Para o sucesso do projecto, o Ministério dos Transportes planeia criar um grupo de trabalho presidido pelo titular da pasta, composto por representantes da Direcção Nacional de Economia de Concessões, do Caminho de Ferro de Luanda, da Agência Nacional de Transportes Terrestres e do All-American Rail Group.


Quem é AARG

O All-American Rail Group (AARG) é um consórcio ferroviário com sede em Houston, no Texas, composto por seis empresas ferroviárias e de infra-estrutura americanas. Nos últimos cinco anos, o AARG e os seus parceiros facturaram  qualquer coisa como 19,7 biliões de dólares , tendo construído e assumido a gestão de 3.000 projectos ferroviários nos Estados Unidos, dos quais mais de 200 são projectos de grande escala. Acresce que dispõe de financiamentos do Export-Import Bank, dos Estados Unidos, e planeia abrir em breve um escritório de representação em Luanda.

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