Sociedade

Projecto de protecção ambiental chega a bairros de Benguela

Um projecto que visa a protecção do ambiente nas zonas urbanas da cidade de Benguela foi apresentado, terça-feira, pela Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiental - ADRA, à comunidade local.

15/03/2023  Última atualização 09H15
© Fotografia por: DR

Durante o acto de apresentação, que teve lugar no auditório do Liceu Comandante Kassanji, a directora local da ADRA, Cécilia Quitombe, disse tratar-se de um projecto que conta com o apoio da União Europeia, denominado "Naturangola”, baseado numa estratégia de empoderamento social.

O projecto, acrescentou, envolve, de forma abrangente, a participação das organizações da sociedade civil, no âmbito da governação participativa nas políticas públicas e, numa primeira fase, a previsão é beneficiar 19 bairros da periferia de Benguela.

Explicou que o trabalho vai envolver grupos de jovens organizados em associações e mulheres de diversas franjas da sociedade, para a educação das comunidades.

Segundo a directora da ADRA, o projecto vai trazer para as comunidades um conjunto de valências, tais como a requalificação das valas de drenagem de águas residuais e sensibilização e educação da população para a promoção da cultura de higienização periódica das áreas habitacionais.

Acrescentou que faz parte do projecto a construção de sistemas de abastecimento de água potável, de modo a minimizar a carência em bairros onde estas condições ainda não se encontram disponíveis para as famílias.

Segundo o administrador municipal adjunto para o Sector Técnico e Serviços Comunitários, José Rego, é um projecto inovador, a ser executado numa parceria entre a Administração de Benguela e a ADRA, visando contribuir para o reforço da capacidade de intervenção das organizações da sociedade civil.

"Este projecto vai, de igual modo, reformular, implementar e garantir a difusão de iniciativas inclusivas de gestão sustentável do ambiente nas comunidades periurbanas, assim como fomentar a cultura cívica no seio das comunidades, em matérias de gestão de resíduos sólidos e líquidos”, frisou.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade