Cultura

Projecto de incentivo às artes integra crianças no Bairro Sapu

Manuel Albano

Jornalista

O Clube de Amigos do Bairro Saneamento pretende reactivar as suas actividades com a criação do “Clube do Desenho e Livro Infantil”, no qual crianças da comunidade irão desenvolver o gosto pela artes de ilustração e pela leitura a custo zero.

22/03/2023  Última atualização 10H48
Projecto de incentivo às artes integra crianças no Bairro Sapu © Fotografia por: DR

O projecto deve arrancar no dia 31 deste mês, a partir das 9h00, no distrito urbano da Cidade Universitária, no Bairro da Sapú-2, em Luanda.

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o porta-voz do Clube de Amigos do Bairro Saneamento (CABS), José de Oliveira, disse que o projecto é formado por um grupo de jovens e crianças que têm levado acabo diversas actividades educativas, sócio-culturais, recreativas e desportivas.

Dessas actividades, ressaltou, destacam-se torneios de futebol, maratonas de desenhos infantis, exposições de desenhos e fotografias, lançamento de livros infantis e feiras, espectáculos infantis, palestras, sessões de leitura e de cinema comunitário móvel, campanhas de recolhas de donativos, campanhas de arborização, limpeza, excursões no interior do país e no estrangeiro.

O projecto, que numa primeira fase vai agregar um total de 50 crianças, segundo o porta-voz, incluiu, igualmente, visitas guiadas a locais históricos, como fábricas, instituições estatais e privadas, museus, centros de acolhimentos e lares infantis.

De acordo com José de Oliveira, o projecto que teve início no dia 20 de Dezembro de 2009, com a doação de 400 livros infantis às crianças internadas no Hospital Pediátrico David Bernardino, denominada "Natal Feliz”, incluí, também, doação de bens alimentares e brinquedos.

O grupo, realçou, participou nas actividades alusivas ao Dia Internacional da Criança, na Expo Xangai, na China, com uma sessão de autógrafos e distribuição gratuita de 20 mil exemplares do livros intitulado "Cassinda o Cão Que Não Tinha Nome”, traduzido em Mandarim, com o apoio da Comissão de Expo Angola, numa iniciativa da sua comissária, Albina Assis. O projecto, lembrou, teve, ainda, a participação na Expo Yeosu, na Coreia do Sul.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura