Sociedade

Projecto de hidrogénio verde é desenvolvido na Barra do Dande

Manuela Gomes

Jornalista

O ministro da Energia e Águas anunciou, ontem, em Luanda, a execução do projecto de hidrogénio verde na Barra do Dande, para a produção de amónia (gás), que serve como fertilizante para o mercado interno e exportação.

01/06/2023  Última atualização 08H00
© Fotografia por: DR

João Baptista Borges procedeu à abertura do primeiro Fórum Euro-Africano sobre Hidrogénio Verde e disse que Angola tem desenvolvido grandes investimentos em infra-estruturas, para aproveitar os recursos disponíveis, nomeadamente hídricos e solares, e tem aumentado a rede de transporte de electricidade, interligação dos diferentes sistemas, além da significativa expansão da rede de distribuição.

Segundo o ministro da Energia e Águas, desde 2016  o Mix Energético de Angola apresenta anualmente um aumento expressivo de contribuição de fontes renováveis (hídrica e fotovoltaica), fruto dos investimentos feitos.

João Baptista Borges explicou que, actualmente, a percentagem de Energia Limpa na Matriz Energética é superior a 64 por cento, o que corresponde a mais de 4 gigawatts instalados. 

O ministro salientou que o acesso a serviços de energia sustentável é um factor-chave para o desenvolvimento económico, erradicação da pobreza, inclusão de género e para a resiliência às alterações climáticas.

Lembrou do compromisso assumido pelo Presidente da Republica, João Lourenço, aquando da realização da Cimeira sobre o Clima, em 2021, em Glasgow (Escócia), que visa atingir, pelo menos, 70 porcento de contribuição de fontes limpas até ao ano de 2025, "meta que vai, seguramente, ser atingida”.

Para o ministro da Energia e Águas, falar de desenvolvimento da indústria do hidrogénio verde subentende a existência de produção de energia não poluente, capaz de sustentar tal desiderato.

"A transição energética depende da cooperação internacional na luta contra as alterações climáticas, descarbonização e, naturalmente, do esforço conjugado na substituição de fontes de energia poluentes”. É por este motivo, prosseguiu, importante continuar a fazer esforços no sentido de cada vez mais expandir a electrificação dos países da Africa Austral. 

O ministro anunciou que Angola tem em elaboração a Estratégia do Hidrogénio Verde, face à quantidade expressiva de energia limpa e tendo em vista a necessidade da descarbonização futura da sua economia. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade