Cultura

Projecto Cine Zunga exibe em Luanda os filmes “O Barbeiro” e “Por Jade”

Roque Silva

Jornalista

A curta-metragem “O Barbeiro”, do realizador Ngouabi Silva, abriu, na quinta-feira, no Largo Nossa Ginga, defronte à sede da UNAP, em Luanda, mais uma edição do projecto “Cine Zunga”, ciclo de promoção da produção da sétima arte nacional.

30/03/2024  Última atualização 12H12
Uma amostra da concorrida exibição do projecto Cine Zunga na sua passagem pelo Largo Nossa Ginga, situado na Mutamba © Fotografia por: DR
Uma iniciativa da produtora de audiovisuais Geração 80, esta edição traz como segunda proposta a longa-metragem "Por Jade”, de Boruch Tadisi.

Segundo a programação, no final de cada filme é promovida uma sessão de conversa entre o elenco, a equipa técnica e o público presente, altura em que os amantes da sétima arte podem colocar questões, apresentar sugestões e propostas.

A produção referiu que foi um momento de interacção, no qual o público manteve contacto directo com os actores, realizadores, guionistas, produtores, cenógrafos, ilumino-técnicos, entre outros.

Mirian Vanda, membro da produção, revelou que o objectivo é promover  "de forma mais agressiva” o cinema nacional e criar maior aproximação entre os profissionais e os amantes da sétima arte, para que obtenham toda a informação necessária do seu interesse.

"Vamos uma vez mais procurar transformar o cinema num lugar de todos, e recorrer a uma tela insuflável com sistema de projecção de som e imagem móvel, preparado para sessões ao ar livre para até 500 pessoas”, disse a curadora de filmes, realçando que o acesso às sessões de filmes custam mil kwanzas.

O filme "O Barbeiro” retrata, em 25 minutos, uma onda de homicídios contra mulheres em Angola, ocorridos no município do Cazenga, em Luanda. Segundo a sinopse, o registo de crimes dão origem a uma investigação policial que aponta um barbeiro como principal suspeito.

Escrito e realizado por Ngouabi Silva, o filme demonstra as acções de um homicida que destila um ódio por mulheres, considerando-as seres desprezíveis. A produção contou com a participação de actores como Lito Ferreira, Daniel Heitor, Sebastião Constantino, Laurinda dos Santos, Evanildy Ferreira e outros.

"Por Jade”

A longa-metragem "Por Jade”, vencedora da edição 2023 do Festival Unitel Angola Move, transmite às mulheres uma mensagem de alerta sobre os cuidados na escolha do cônjuge de culturas diferentes.

Com 100 minutos de duração, no género drama, a longa-metragem filmada em 2022, em Luanda e no Namibe, traz um enredo que desperta as mulheres para certos hábitos e costumes que devem ser conhecidos antes de contraírem matrimónio, numa demonstração da capacidade de que seja a mulher angolana capaz de defender os seus interesses e os filhos diante de situações culturais ou rituais adversos.

Segundo a sinopse, o filme não é contra outras culturas, porém, levanta um alerta sobre choques de culturas e como estes podem dificultar a vida de um casal.

O filme tem como personagem principal Suzana, uma angolana extrovertida, que se casa com um comerciante maliano radicado em Angola. Três anos depois, o seu esposo, Bakary, regressa à sua terra natal para lidar com questões relacionadas com uma herança de família. Suzana resolve acompanhar o marido, e leva consigo a filha de ambos, Jade, posta no Mali descobre que é a quarta esposa, motivo que a faz se ver  obrigada a partilhar o mesmo tecto com as rivais.

Realizado por Boruch Tadisi, e co-produzido por Leonel Pereira e Criações Imediatas, traz no elenco os actores Aureliano Quaresma, Marta Tomás, Milton Kilandambuca.

Surgido em Junho de 2023, sob a égide da produtora de audiovisuais Geração 80, o projecto Cine Zunga tem como meta alcançar, num período de cinco anos, um milhão de espectadores, exibindo fundamentalmente cinema angolano em todos os municípios de Angola e garantir que seja consumido por um público cada vez mais alargado.

A ideia é levar ao público o cinema de produção nacional, para afirmar Angola como uma potência cinematográfica, e projecta exibir um total de 52 filmes, entre longas e curtas-metragens, e documentários, por via de uma programação que inclui clássicos angolanos e filmes premiados, com temas dirigidos a um público amplo, que abrange adultos, jovens, adolescentes e famílias.

Desde o lançamento do projecto, no Distrito Urbano do Kilamba, já foram exibidos mais de 35 filmes, com um registo de uma audiência superior a 35 mil espectadores, em mais de 20 sessões realizadas nos bairros do Bita Progresso, Bita Vila Flor, Bita Santo António, Terra Nova, Camama 2, KK 5000 e Centralidade do Kilamba, município de Belas, Ingombota, Prenda e Rangel, em Luanda, Cidade do Sequele, em Cacuaco, Tala Hady e Calawenda, no Cazenga, no Grafanil, em Viana.

Com exibições feitas até ao momento na província de Luanda, o projecto "Cine Zunga” conta com o apoio institucional do Governo Provincial de Luanda (GPL), além do Instituto Angolano de Cinema e Audiovisual (IACA).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura