Os traços histórico-culturais de Angola desde as ancestralidades civilizacionais, às lutas pela conquista da independência, à paz e aos elementos caracterizadores dos novos tempos de desenvolvimento do país vão ganhar, doravante, maior impulso e representatividade no Museu das Civilizações Negras, em Dakar, Senegal.
A produtora Geração 80 exibe, hoje e amanhã, às 18h00, na Centralidade do Kilamba, em Luanda, os últimos filmes do primeiro ciclo de cinema do projecto Cine Zunga.
Realizado pela produtora Geração 80, é uma iniciativa de cinema ao ar livre que teve o seu arranque em parceria com a Administração do Kilamba e que, durante mês e meio, fez 16 sessões com mais de 25 filmes angolanos, vistos por uma audiência superior a 11 mil espectadores. Essas exibições decorreram nos bairros do Bita Progresso, Bita Vila Flor, Bita St. António, Terra Nova, Camama 2, KK 5000 e Centralidade do Kilamba, mostrando a importância da democratização do acesso ao cinema e tornando o Distrito Urbano do Kilamba o primeiro palco deste projecto pioneiro.
O projecto resulta de uma iniciativa da produtora Geração 80 com o apoio institucional do Instituto Angolano de Cinema e Audiovisual (IACA) e do Governo Provincial de Luanda (GPL), visando alcançar um milhão de espectadores em cinco anos e realizar exibições em todos os 164 municípios de Angola.
Durante o circuito Kilamba, o Cine Zunga contou com a colaboração de diferentes produtoras, como a Criações Imediatas, Mbanji Studios e Power House, exibindo filmes dos mais variados géneros, desde acção, comédia, animação e documentário, mostrando a diversidade da cinematografia nacional. As sessões contaram com a presença de nomes importantes do cinema angolano, nomeadamente Evanilde Ferreira, Carlos Alves, Jakylsa, Ngouabi Silva, Paulo Idalécio, Raul do Rosário, Sílvio Nascimento, entre outros, que foram tornar as noites de cinema mais especiais e únicas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cantora Anna Joyce realiza amanhã, às 21h00, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, um grande show no qual promete brindar o público com os vários sucessos que fizeram dela uma das vozes mais ouvidas da actualidade. Agenciada pela produtora LS Republicano, Anna Joyce traz como convidados especiais os artistas Landrick e Prodígio.
Os Sona “desenhos e figuras geométricas na areia”, arte milenar do povo Lunda Cokwe, foi elevado, ontem, em Kasane, no Botswana, a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), confirmou ao Jornal de Angola o investigador Jorge Dias Veloso, membro da delegação angolana.
O Atelier D'Artes Lucengomono realiza quinta-feira, pelas 18h30, no Instituto Guimarães Rosa (Centro Cultural Brasil Angola) a primeira edição do concerto denominado “Ntemo”, da cantora e intérprete Tina Bunga com a participação especial do músico Dodó Miranda.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Fertilidade dos solos e abundância de água permitem a implementação de várias culturas, algumas das quais particularmente exigentes, como a videira e o olival, que já têm produções de elevada consideração, que permitem a montagem de indústrias nessa região da Província do Cuanza-Sul
O embaixador da Venezuela na Nigéria, Alberto Castellar Padilla, prestou a Angola informações preponderantes sobre o referendo de 3 de Dezembro à volta da disputa territorial com a República Cooperativa da Guiana.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.