O jornalista Isaías Afonso esteve na cidade de Moçâmedes para uma emissão especial do Poeira no Quintal e o reconhecimento do núcleo provincial do programa transmitido todo o domingo, das 7h30 às 9h00, no canal principal da Rádio Nacional de Angola. O evento, também, esteve enquadrado nos 175 anos de Moçâmedes.
O foco do programa foram os relatos sobre os grandes locais de convívio artístico e, bem como, desportivo de Moçâmedes, com realce no Forte Santa Rita e Torre do Tombo, bairros mais emblemáticos da província, onde aconteciam as farras.
Em declarações, ontem ao Jornal de Angola, Isaías Afonso recordou o ambiente vivido durante a realização do Poeira no Quintal, produzido no histórico Cine Moçâmedes. "Foi um momento interessante, no qual tive como convidados os kotas Condo, Docas, Altino Ananás, Ricardo Jorge, João Pedro Paxe, José Pinto Zeca do Bigode, Fernando Solinho, Kota Pombal, Jubal, Tozé e Sidónio Gabriel”.
Os intervenientes, também, destacaram algumas figuras emblemáticas a serem homenageadas pelo Núcleo do Namibe do Poeira no Quintal, no contributo para a dinamização e promoção da música popular urbana angolana. O papel dos promotores de eventos locais que podem entrar no plano turístico da província, o ponto de vista de um historiador sobre os seus aspectos culturais e rituais, canções e lembranças dos ouvintes dominaram o programa.
O jornalista realçou a presença do historiador Martinho Nganga que contextualizou sobre a história do surgimento da cidade, sua população, hábitos e costumes e o futuro do turismo numa província com alto potencial.
O Carnaval da Forte de Santa Rita e da Torre do Tombo, com as rivalidades e a influência cultural dos presos políticos na dinamização do movimento artístico nos bairros onde passaram a viver, foram narradas, durante o programa, em que o tema "Riquita” dos Negoleiros do Ritmo ajudou a recordar a mais bela mulher de Angola que conquistou a Metrópole.
Durante o programa, foi apresentado à direcção do Núcleo do Poeira no Quintal do Namibe que tem a liderança de Carlos Rocha Cruz, numa equipa na qual estão os principais entusiastas da música angolana no Namibe. O núcleo tem como prioridade a realização de actividades no formato "Caldo do Poeira” com artistas consagrados e locais.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginPelo menos quatro mil empregos indirectos foram criados no ecossistema das indústrias criativas angolanas pela Multichoice, informou, quinta-feira, em Luanda, o seu director em Angola, Marcus Valdez.
A “Festa do Teatro”, que há quatro meses movimentou a baixa da cidade de Luanda, com espectáculos de quinta-feira a sábado, no Teatro Elinga, inseridos na programação cultural do Circuito Internacional de Teatro (CIT), encerra hoje à noite, com uma gala no Memorial Dr. António Agostinho Neto.
A 4.ª edição do Festival de Publicidade (FESTIPUB), a ter lugar, nos dias 23 e 25 de Outubro, em Luanda, distinguirá o melhor da publicidade e do marketing em Angola e nos restantes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
O grupo Horizonte Njinga Mbandi vai à estreia hoje, a partir das 19h00, no Royal Plaza, em Luanda, a peça intitulada “O Ministro”, baseada na obra literária homónima do escritor Uanhenga Xitu.
O secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Lopes, participou, esta segunda-feira, em Luanda, na Reunião do Conselho de Ministros (CoM) da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP).
O suspeito, detido no domingo, de uma presumível tentativa de assassínio do candidato presidencial republicano, Donald Trump, foi hoje indiciado por posse ilegal de arma e posse de arma com número de série apagado.
O Tribunal Supremo e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa assinaram, esta segunda-feira, em Portugal, um protocolo de cooperação para prestação de apoio científico, formação de juízes.
Um homem de 46 anos foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal de Luanda, sob acusação de matar à esposa e depois, simular o seu desaparecimento, ao apresentar uma queixa junto de uma esquadra de Polícia.