Economia

Programa de Fomento Pecuário abrange 500 famílias na Lunda-Norte

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

O Governo da Lunda-Norte procedeu, recentemente, no Dundo, província da Lunda-Norte, na fazenda agro-pecuária da Cacanda, ao lançamento do Programa de Fomento Pecuário de Suínos, que vai abranger um total de 500 famílias (313 homens e 187 mulheres) para a reprodução animal nos dez municípios.

30/01/2023  Última atualização 08H29
Potencial de geração de alimentos e de rendimentos anima aposta do Governo da Lunda-Norte © Fotografia por: Benjamin Cãndido | Edições Novembro

O director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, José Mendes, explicou que o  projecto é uma iniciativa do ministério de tutela que visa essencialmente garantir a oferta de carne aos consumidores.

O responsável disse, à margem do acto orientado pela governadora Deolinda Vilarinho, que a Lunda-Norte recebeu 150 suínos para reprodução que, em termos globais, foram distribuídos entre 40 cooperativas de criadores ligados à  actividade agro-pecuária familiar. José Mendes referiu que, para o êxito do projecto, foram também criados seis pontos focais, formados   produtores com experiência na criação de suínos e que oferecem garantias para a obtenção dos   resultados   económicos pretendidos pelo Executivo.

A cada um dos pontos focais, particularmente, foram atribuídos cinco suínos, um macho e quatro fêmeas, ao passo que para outros beneficiários, o Governo vai entregar um trio do animal,  disse o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas.

O também engenheiro agrónomo afirmou que tra-ta-se de um gado suíno, cujas raças já existem de forma dispersa em algumas aldeias da província, na sequência das acções e técnicas implementadas no passado pela então Companhia de Diamantes de Angola (Diamang).

José Mendes considerou que, com base nas condições eco-fisiológicas que permitiram à antiga multinacional diamantífera desenvolver a cultura de criação de suínos, pelo menos até aos finais da década de 1980, as autoridades acreditam que o programa vai, do ponto de vista económico, produzir resultados satisfatórios.

No passado, de acordo com o director, existiram vários projectos semelhantes nas localidades do Cossa e Nordeste, no município do Cambulo, Cacanda e Mucoloji, no Chitato, e Calonda, no Lucapa, que, relativamente ao fornecimento da carne e outros derivados, abastecia, as principais vilas mineiras da Lunda-Norte.

Com base na experiência anterior, José Mendes afirmou que o novo projecto visa essencialmente tornar a Lunda-Norte auto-sustentável quanto à produção da carne suína.

 

Aproveitar o potencial

O Cossa, no município do Cambulo, por exemplo, foi um perímetro agro-pecuário potencialmente rico  na criação de gado, o que dá bons indicadores d o potenciol de aumento da população animal baseado no actual programa lançado pelo Executivo angolano.

"A província tem esse potencial  pecuário, sobretudo na suinocultura, pelo histórico da Diamang  cujos resultados  foram satisfatórios, incluindo a avilcultura ", declarou  José Mendes. Apesar das exigências em termos de alimentação, as raças que estão a ser distribuídas são aquelas que estão adaptadas à produção de carne em escala significativa e com bons indicadores para o combate  da pobreza no seio das famílias criadoras.

Além das espécies nacionais denominadas Ganda 1 e 2, a província da Lunda-Norte recebeu  ainda, porcos de  distintas raças europeias, resistentes à peste suína africana, aliada à sua taxa de fecundidade com uma média de 14 crias.

De acordo com o director do Gabinete provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, estão lançadas as bases para o relançamento da produção animal e de melhoramento genético.

 

Produtividade

Pelo trabalho feito em toda extensão territorial da Lunda-Norte, segundo o responsável, foram encontrados animais que devido à elevada   consanguinidade, como consequência, baixaram dos níveis de produtividade.

"O que está a ser feito, tem a ver com um método que em zootecnia se chama oxigenação. Ou seja, renovação de sangue, para o aumento da produção animal”, explicou José Mendes.

A falta de cuidados em termos de alimentação e cruzamento entre parentes animais próximos, tem sido o principal factor do baixo   índice de fecundidade de gado suíno existente na Lunda-Norte, mas o director do Gabinete Provincial da Agricultura Pecuária e Pescas acredita que com   o novo projecto que engloba técnicas de treinamento, as perspectivas apontam para o aumento da população animal.

Depois da entrada na fase de reprodução, os beneficiários terão de devolver ao Estado 60  por  cento  dos descendentes dos suínos, para que estes, sejam distribuídos às outras famílias das comunidades circunvizinhas, com vista à expansão do programa de integração produtiva.

O porco, disse José Mendes, é um animal com instinto maternal alto que mesmo em fase de produção, tem um ciclo de gestação curto, concretamente 13 meses, igual número de semanas, até 114 dias, dia que com o Programa de Fomento Pecuário, por via da distribuição do gado às famílias produtoras, augura-se aumento da população suína na Lunda-Norte, incluindo a proteína animal.

 

Motorizadas são distribuídas para apoiar os produtores

Além do gado suíno para fomento da actividade pecuária familiar, o Governo da Lunda-Norte entregou também 14 motorizadas ao departamento provincial do Instituto de Desenvolvimento Agrário ( IDA ) , com o objectivo de melhorar a actividade de assistência técnica aos produtores locais.

O chefe de departamento provincial do IDA, Catembue Camuanga, disse que os meios vão ajudar no reforço das acções de assistência técnica junto dos  produtores onde se pretende prestar maior atenção à agricultura familiar.   As motorizadas atribuídas vão possibilitar que os técnicos do IDA se desloquem a várias localidades agrícolas para ajudarem na introdução de novas técnicas de aplicação de sementes principalmente com a cultura da mandioca.

O IDA tem o controlo de 170.804 famílias camponesas, mas por falta de técnicos para a cobertura de todos municípios, vai apenas ser dada a assistência técnica a um total de 740 camponeses, numa altura em que está  em curso, desde o ano passado, o  fomento de produção de frutas.  Para o processo de produção de frutas, o IDA, na Lunda-Norte, distribuiu  4 mil plantas em todos os municípios locais  que beneficiaram 104  agricultores.

As perspectivas de colheita são bastante animadoras, estimando-se, para dentro de dois anos, uma safra de quatro toneladas por hectare por via de produção de citrinos e  mangueiras , afirmou Catembue Camuanga. O IDA está  somente representado em quatro dos dez municípios , nomeadamente,  Chitato, Lucapa, Capenda-Camulemba e Cuango.

 

Compromisso dos produtores

Os beneficiários dos suínos  distribuídos pelo Governo destacaram que a iniciativa vai contribuir significativamente para o aumento dos níveis de produção animal, oferta da carne aos mercados da Lunda-Norte e renda para as respectivas  famílias produtoras.

 Anastácia Gabriel, responsável da cooperativa Yopa Gabriel, do município do Chitato, com uma larga experiência no ramo da criação  de gado, disse que   o compromisso passa agora por desenvolver uma actividade sustentável,  para se alcançar os objectivos definidos pelo Executivo em coordenação com a classe empresarial.

Além das cabeças que beneficiou, a produtora já possui  25 cabeças de bovinos, 28 de suínos e 62  caprinos, cuja actividade agro-pecuária, é desenvolvida  na localidade do Txipululo, 40 quilómetros da sede municipal do Chitato, disse  a produtora.

Actualmente, conforme sublinhou, a cooperativa emprega 32 pessoas, entre das quais, oito homens e 24 mulheres.

Por sua vez, o director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas do  Cuílo, Joaquim Mateus, explicou que a circunscrição beneficiou de seis porcos  que foram entregues a seis  cooperativas.

 

Governo quer assegurar oferta de alimentos

A governadora provincial da Lunda-Norte, Deolinda Vilarinho, afirmou que o programa de distribuição do gado suíno e meios de transporte (motorizadas) é uma iniciativa do Executivo angolano que quer ver melhorado o trabalho da produção nacional de alimentos.

A responsável disse que o Estado está fortemente apostado no aumento dos níveis de produção de bens alimentares para reduzir a excessiva dependência pela importação.

Com a entrega das motorizadas, disse a governadora, os técnicos do IDA  vão percorrer as principais áreas agrícolas da Lunda-Norte, com a finalidade de prestar assistência aos produtores.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia