Com a assinatura, terça-feira, em Nagoya (Japão), do memorando baseado na entrega de um transporte refrigerador para levar vacinas às zonas de difícil acesso, o Ministério da Saúde prevê “uma grande revolução no Programa Alargado de Vacinação”, disse a titular da pasta.
"Portanto, vem aí uma grande revolução no Programa Alargado de Vacinação (PAV), em que um dos grandes desafios é o transporte atempado e com segurança de vacinas”, afirmou Sílvia Lutucuta, depois de assinar o instrumento de cooperação com a Toyota Tsusho Corporation.
Para simbolizar o acto, testemunhado pelo Chefe de Estado, João Lourenço, e pelo presidente da multinacional e cônsul honorário de Angola em Nagoya, Ichiro Kashitani, foi entregue, a título temporário, a viatura que vai apoiar o programa de vacinação.
"Nós vamos receber e é gratuito”, disse a ministra Sílvia Lutucuta, acrescentando que, com este memorando, o país vai ter o usufruto desta viatura durante seis meses renováveis.
"Poderá ser mais tempo, durante um ano. Também dizer que esta viatura já foi certificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela GAVI, pela Covax e outros organismos internacionais, ligados às vacinas”, destacou a governante. Sílvia Lutucuta também anunciou, para num futuro breve, fazer aquisições destes veículos automóveis, para as diferentes províncias do país e, assim, minimizar os problemas do transporte das vacinas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAs mulheres que participaram no 1º Fórum Internacional da Mulher para Paz e Democracia concluíram, sexta-feira, que para a paz e democracia é preciso que o exercício se faça de forma conjunta, onde a figura feminina deve ser vista como parte integrante do processo.
O Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.
A visita de Estado do Presidente João Lourenço à Itália foi positiva e permitiu elevar as relações bilaterais a vários níveis. A constatação é do ministro das Relações Exteriores, Téte António, que fez, sexta-feira, o balanço dos dois dias de actividades.
As assembleias de voto abriram, este domingo, às 08h00 (06h00 em Luanda) na Turquia para uma inédita segunda volta das presidenciais, entre o Presidente, Recep Tayyip Erdogan e o opositor Kemal Kiliçdaroglu.
Mais de 13 mil e 500 pessoas visitaram a 12ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) - 2023,que decorreu de 24 a 27 de Maio, no estádio Nacional de Ombaka, arredores da cidade das Acácias Rubras.
O jornalista Bernardo Capita, da Edições Novembro, em Cabinda, venceu, este sábado, o Prémio Provincial de Jornalismo na categoria de imprensa, pela relevância da reportagem sobre o “Casamento tradicional”, publicada no jornal regional Nkanda, o que lhe permitiu embolsar um milhão e quinhentos mil kwanzas (1.500.000,00 Kzs).
A então Vila Amélia, hoje Cidade de Cabinda, que a 28 de Maio do longínquo ano de 1956, por Portaria exarada pela antiga Administração Colonial Portuguesa, ascendeu à categoria de cidade e, do ponto de vista do seu crescimento social, de lá para cá evoluiu substancialmente, quer ao nível das infra-estruturas, como dos serviços e em termos demográficos.