Política

Programa Alargado de Vacinação vai chegar a zonas de difícil acesso

Geraldo Quiala e Isaque Lourenço | Nagoya

Com a assinatura, terça-feira, em Nagoya (Japão), do memorando baseado na entrega de um transporte refrigerador para levar vacinas às zonas de difícil acesso, o Ministério da Saúde prevê “uma grande revolução no Programa Alargado de Vacinação”, disse a titular da pasta.

15/03/2023  Última atualização 08H31
Presidente da República testemunhou entrega por parte da Toyota da viatura refrigeradora que vai permitir levar vacinas às zonas de difícil acesso © Fotografia por: Kindala Manuel | Edições Novembro | Tóquio

"Portanto, vem aí uma grande revolução no Programa Alargado de Vacinação (PAV), em que um dos grandes desafios é o transporte atempado e com segurança de vacinas”, afirmou Sílvia Lutucuta, depois de assinar o instrumento de cooperação com a Toyota Tsusho Corporation.

Para simbolizar o acto, testemunhado pelo Chefe de Estado, João Lourenço, e pelo presidente da multinacional e cônsul honorário de Angola em Nagoya, Ichiro Kashitani, foi entregue, a título temporário, a viatura que vai apoiar o programa de vacinação.

"Nós vamos receber e é gratuito”, disse a ministra Sílvia Lutucuta, acrescentando que, com este memorando, o país vai ter o usufruto desta viatura durante seis meses renováveis.

"Poderá ser mais tempo, durante um ano. Também dizer que esta viatura já foi certificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela GAVI, pela Covax e outros organismos internacionais, ligados às vacinas”, destacou a governante. Sílvia Lutucuta também anunciou, para num futuro breve, fazer aquisições destes veículos automóveis, para as diferentes províncias do país e, assim, minimizar os problemas do transporte das vacinas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política