Economia

Programa Agro-jovem disponibiliza 40 hectares para fomentar agricultura

Marcelo Manuel | Ndalatando

Jornalista

Dois grupos compostos por 80 jovens dos municípios de Bolongongo e Lucala, na província do Cuanza-Norte, beneficiam de um total de 40 hectares, para o cultivo de produtos diversos, com o propósito de fomentar o auto-emprego, no âmbito do programa nacional, Agro-jovem.

16/01/2023  Última atualização 06H25
Grupos de jovens recebem terras para aumentar as áreas agrícolas e garantir renda às famílias © Fotografia por: Nilo Mateus | Edições Novembro

Os dois projectos são sustentados com recursos das administrações municipais, que têm a responsabilidade de lavrar os terrenos de forma mecanizada e garantir as sementes e outros insumos para a materialização do projecto.

O administrador do Bolongongo, Luís Coxi, frisou que a nível local o programa arrancou há dois anos, com a criação de 30 postos de trabalho para jovens que trabalham em 45 hectares, onde produzem maioritariamente abacaxi, que é actualmente uma das marcas da produção agrícola da região.

Segundo Luís Coxi, no ano passado, foram produzidas mais de 10 toneladas de abacaxi, comercializados em Ndalatando e no mercado do Quilómetro Trinta, em Lu-anda, apesar das dificuldades de escoamentos, agravadas pelo avançado grau de degradação que as vias de acesso apresentam.

O responsável do projecto, Boaventura Dala, de 32 anos, técnico médio agrário, especializado no ramo de Produção Vegetal no Instituto Técnico Agrário de Camuaxi, em Ndalatando, frisou que nos próximos seis meses, ele e os companheiros esperam colher outras 12 toneladas de abacaxi e cerca de 24 de mandioca.

O jovem conta que a experiência está a ser "boa”, pelo que, a cada dia mais jovens se interessam pelo projecto.

 "Neste momento, recebemos do Estado meios modernos para o cultivo da terra, para além das semestres e outros insumos, que podem garantir o sucesso do projecto”, concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia