Os profissionais culpados pela morte de uma cidadã de 42 anos de idade no Hospital Geral de Luanda, supostamente por negligência, vão ser responsabilizados disciplinar e criminalmente, caso seja apurado o inquérito, revelou, este sábado, a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
Os profissionais culpados pela morte de uma cidadã de 42 anos de idade no Hospital Geral de Luanda, supostamente por negligência, vão ser responsabilizados disciplinar e criminalmente, caso seja apurado o inquérito, revelou, este sábado, a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
"Seremos implacáveis e vamos tomar as medidas que se impõem. Queremos profissionais na saúde que prestem serviços humanizados", disse Sílvia Lutucuta que falava à TPA, à margem do 31º Conselho Consultivo do pelouro que decorre na província do Zaire.
A ministra apelou aos profissionais a manterem um diálogo permanente com os pacientes e definirem devidamente as suas prioridades.
Sílvia Lutucuta avançou que não se pode ficar impávidos diante desta situação, por isso, foi criada uma comissão de inquérito com o Ministério da Saúde e o Governo Provincial de Luanda que tem a tutela administrativa e financeira do Hospital Geral de Luanda para averiguar as circunstâncias da morte da paciente.
Disse ainda que futuramente serão tomadas medidas em relação à referida unidade hospitalar.
Segundo a directora clínica Ana Araújo, a malograda, conhecida por Angélica Morais deu entrada, quinta-feira, no período da manhã, nas urgências, via transferência de outra unidade de saúde, com antecedentes de hipertensão arterial, com um quadro clínico grave, descrito como uma doença cérebro-vascular em fase aguda, cuja evolução decorreu em óbito.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto Nacional de Recursos Hídricos do Ministério da Energia e Águas informou, hoje, que devido às fortes chuvas ds últimos dias, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, houve deslocamento de placas numa das secções do Canal Condutor Geral do Cafu.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O governador provincial de Luanda, Manuel Homem considerou, esta sexta-feira, que os Centros de Emprego, que estão a ser revitalizados e modernizados pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, servem para dar mais oportunidades aos jovens desempregados.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o desmantelamento de uma rede criminosa de funcionários bancários que facilitavam a introdução de dólares falsos no mercado nacional.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.