Sociedade

Professores propõem salário equivalente a USD. 5000

Joaquim Cabanje

Jornalista

O Sindicato Nacional de Professores do Ensino Superior (SINPES) propõe que um professor catedrático angolano tenha um salário equivalente a cinco mil dólares, revelou, ontem, em Luanda, o secretário-geral da instituição.

21/01/2022  Última atualização 08H25
© Fotografia por: DR
Eduardo Alberto referiu que essa proposta consta do Memorando de Entendimento entre o SINPES e Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia de Informação e Inovação, já em posse do Executivo, desde Novembro último.

Eduardo Alberto, que falava ao Jornal de Angola, no termo da greve decretada pelo sindicato, referiu que, actualmente, um professor catedrático aufere, neste momento, 444 mil kwanzas.

O secretário-geral explicou que a greve dos professores do Ensino Superior, por tempo indeterminado, encontra-se na sua segunda fase, cujo início deu-se a 3 de Janeiro deste ano. A primeira decorreu entre 10 e 22 de Novembro do mês passado.

O sindicalista assegurou que o Memorando de Entendimento surge em função de negociações entre os ministérios do Ensino Superior, da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) e das Finanças, ocorridos em Novembro último.

Segundo o memorando, no dia 9 de Dezembro de 2021, o Ministério de tutela deveria ter apresentado ao Sindicato a contra proposta salarial para, cinco dias depois, dar início ao processo eleitoral em todas as universidades.

Quanto às eleições, o docente universitário explicou que se trata de uma das exigências do caderno reivindicativo, numa altura em que considera que "a gestão das instituições do Ensino Superior é danosa”.

O sindicalista avançou que as eleições são uma tradição antiga, na Universidade Agostinho Neto, até 2009. Por isso, não entende as razões que levaram à extinção do processo eleitoral nas instituições públicas, para dar lugar às nomeações.

"Com as nomeações, vigora o princípio de nepotismo, familiarismo e da afiliação partidária, em detrimento da competência e das qualidades”, realçou o sindicalista.


...

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade