O administrador municipal da Chibia, Sérgio da Cunha Velha, afirmou que "o desporto escolar é a rampa para a massificação e prática desportiva, visto ser a primeira oportunidade que o adolescente toma contacto com as distintas modalidades", informou hoje a página de Facebook do Governo Provincial da Huíla.
O Governo Provincial de Luanda (GPL) informou, esta quarta-feira, através de um comunicado a interdição da realização de funerais nos cemitérios do Alto das Cruzes e Santa Ana, em Luanda, devido "à extenuação de lugares de campa" para actos fúnebres.
Mais de 200 gestores escolares e professores dos nove municípios da província do Cuando Cubango participam, de segunda à sexta-feira desta semana, na cidade de Menongue, de uma formação sobre a inclusão escolar das crianças com necessidades especiais de educação, soube o Jornal de Angola.
Adelina Cassongo afirmou que, com esta acção formativa, nos próximos tempos será extensiva a todos os professores, para que todas as escolas do Cuando Cubango estejam preparadas para receber as crianças com ne-cessidades especiais de educação e criar serviços para o devido atendimento do público alvo.
Referiu que a educação é um direito de todo o cidadão, garantido pela Constituição angolana, por isso, os indivíduos que apresentam deficiência física ou mental, além das minorias étnicas, entre outros, devem ter acesso ao conhecimento académico básico e poder frequentar as escolas de forma regular.
Segundo Adelina Cassongo, muitas instituições não promovem um ambiente inclusivo e não apoiam os alunos como eles necessitam e é por este facto que os gestores escolares tornam-se, a partir de hoje, agentes im-portantes para promoção da inclusão na escola.
"Vamos continuar a trabalhar com as crianças com deficiência, com as escolas e realizando palestras dirigidas aos alunos, de formas a quebrar o preconceito social, bem como, estimular a aprendizagem do grupo alvo, contando com a colaboração de todos, para que estes alunos se sintam acolhidos e motivados, para desenvolver o seu potencial ao máximo”, disse.
Durante o período de formação, os formandos serão munidos de conhecimentos em matérias ligadas ao atendimento educativo especializado, como a Língua Ges-
tual Angolana, a Política Nacional para o Desenvolvimento da Educação Especial, código de Braille, o Plano de Desenvolvimento para a Educação Especial, entre outros temas.
A acção formativa que decorre sob o lema "Preparar o professor para a inclusão escolar”, tem como objectivo principal permitir que as crianças, adolescentes e jovens com diferentes características e necessidades, permaneçam nas escolas, sob orientação e o devido acompanhamento do Instituto Nacional de Educação Especial (INEE).
Formação alinhada à estratégia do Executivo
Para a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Helena Chimena Lourenço, a acção formativa se enquadra nas estratégias do Executivo angolano, alinhado à formação e capacitação dos quadros do sector da Educação, para melhor servir e proporcionar um ensino de qualidade. Durante vários anos, disse, as crianças com necessidades especiais de ensino foram excluídas da convivência, da partilha da mesma sala de aula com as outras, o que, do ponto de vista social, não era a melhor forma de lidar com a situação.
Acrescentou que com os conhecimentos que foram adquiridos pelos professores e gestores escolares em formação, estes terão, doravante, as habilidades técnicas, que os possibilitará lidar com estas crianças, gerindo o mesmo espaço com vista na formação inclusiva, sem a necessidade de se construírem escolas especiais, como anteriormente.
Disse que com este paradigma, o Estado angolano vai poupar recursos, que anualmente eram destinados à construção de escolas para o ensino especial, substituindo-as, pelas escolas inclusivas, para que todas as crianças convivam e aprendam juntas.
Helena Chimena Lourenço pediu aos formandos, empenho, dedicação e retenção dos conhecimentos a serem transmitidos, para o sucesso do ensino inclusivo na província e no país em geral, garantindo às crianças especiais, um ensino e formação de qualidade. Aos formadores, pediu paciência e coragem, na transmissão dos temas a serem abordados.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.
Pelo menos, três membros da comunidade Khoisan, na comuna do Savate, município do Cuangar, no Cuando Cubango, morreram na última semana, por falta de alimento, em consequência da estiagem severa que está a assolar aquela região.
Pelo menos cinco pessoas morreram e quatro outras ficaram feridas, na sequência de um acidente de viação, ocorrido, no município de Porto-Amboím, província do Cuanza Sul, informou, esta quarta-feira, a Polícia Nacional, nas redes sociais.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.