Regiões

Professores de Educação Física analisam actual estado da classe

Víctor Pedro|Sumbe

A procura de soluções em torno dos problemas que afectam a classe dos professores de Educação Física e a reafirmação da união entre estes foi o foco do II Encontro Nacional do sector, realizado na cidade do Sumbe, no Cuanza-Sul, desde sexta-feira até domingo.

01/08/2022  Última atualização 10H33
Membros da classe reuniram no Cuanza-Sul para debater as melhores soluções que devem ser implementadas no sector © Fotografia por: Victor Pedro | Edições Novembro | Sumbe

O encontro, promovido pela Associação Provincial de Professores de Educação Física do Cuanza-Sul, teve a participação de 97 docentes, de distintos níveis de ensino, de 12 províncias do país e aconteceu sob o lema "Reafirmação da união dos profissionais de educação física, impactando na melhoria das aulas e à qualidade de vida”.

O coordenador da Associação Provincial de Educação Física no Cuanza-Sul, Ladeira Sambuquila Chambula, disse que o objectivo do encontro foi debater as melhores formas para o exercício da profissão, promover o desporto a nível das escolas e analisar os actuais métodos de ensino da educação física no país.

A iniciativa, adiantou, permitiu, ainda, analisar as principais preocupações da classe, entre as quais a falta de infra-estruturas adequadas, de equipamentos nas instituições de ensino. Entre os temas em debate há também a destacar o debate em torno da construção, em áreas próprias, de escolas de educação física, assim como a falta de quadras polidesportivas nas instituições de ensino recém erguidas, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Durante o encontro, os participantes abordaram, ainda, a proposta de criação da Associação Angolana dos Professores de Educação Física, a luta contra as drogas nas instituições de ensino e no desporto, as estratégias para implementação dos jogos tradicionais e a ética dos profissionais.

O acto serviu, igualmente, para falar sobre a estruturação de um plano de aula, a prevenção e os primeiros socorros na aula de educação física, a implementação da dança na disciplina e a formação em matérias do olimpismo.

A actividade foi aberta pelo director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Francisco Ernesto Ventura, para quem o encontro era de extrema importância para ajudar a alinhar a busca de consensos comuns neste ramo, assim como a melhoria das condições de trabalho, de remuneração e metodologias de ensino da disciplina ao nível do país.

Francisco Ernesto Ventura defendeu a criação de novas metodologias de ensino nas aulas de educação física, como forma de encontrar a melhor solução para os problemas que a classe enfrenta. "O exercício físico é um elemento fundamental no desenvolvimento de qualquer pessoa”, frisou, acrescentando que é preciso os professores terem conhecimentos sólidos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões