A partir de terça-feira, dia 7 até dia 21 do mês em curso vai decorrer uma campanha de realização de cirurgias grátis em vários hospitais, organizada pelo Ministério de Saúde (MINSA).
O Instituto Nacional de Recursos Hídricos do Ministério da Energia e Águas informou, hoje, que devido às fortes chuvas ds últimos dias, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, houve deslocamento de placas numa das secções do Canal Condutor Geral do Cafu.
Um total de 149 professores, afectos a escolas médias técnicas profissionais, e em exercício de funções nos Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCED), das províncias de Luanda, Benguela, Huambo, Huíla e Uíge, vai beneficiar de formação de natureza pedagógica.
A informação foi dada, ontem, em Luanda, pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Maria do Rosário Bragança, durante a assinatura dos acordos de cooperação entre os ISCED e o Instituto Camões português.
O programa de formação sequencial, lembrou a ministra, destina-se aos professores, sem agregação pedagógica, mas em exercício de funções docentes nas escolas médias técnicas profissionais.
A formação, acrescentou, está enquadrada no quadro do Projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional de Angola (RETFOP), para a implementação dos cursos de formação de docentes no ensino técnico-profissional.
Maria do Rosário Bragança disse ainda que a importância atribuída para a profissionalização da docência, justifica a necessidade de ministrar cursos para a formação pedagógica de professores já em exercício das funções.
"As actividades do RETFOP convergem para a formação de capital humano mais qualificado e com maior empregabilidade, para uma melhor e mais eficaz inserção no mercado de trabalho dos jovens diplomados”, disse.
A governante avançou que uma das medidas do Executivo é o desenvolvimento do capital humano mais produtivo de modo a reduzir o desemprego, especialmente entre os jovens que contam com o projecto de revitalização do ensino técnico e da formação profissional em todo país.
O projecto RETFOP, acrescentou, conta com 11 cursos de formação inicial de professores, com o nível de bacharelato, para o ensino técnico-profissional, em funcionamento desde 2020-2021, nas universidades Agostinho Neto, José Eduardo dos Santos e os ISCED de Luanda e do Huambo.
A acção formativa, esclareceu a ministra, é parte do cumprimento do Programa Nacional de Formação e Gestão de Pessoal Docente aprovado em 2018, emergido o regime jurídico da formação inicial de educadores de Infância, de professores do ensino primário e secundário, aprovado em 2020, que estabelece regras para a criação, organização, funcionamento e avaliação dos cursos de formação inicial de professores, cuja implementação teve início no ano académico 2021/2022.
Redução do desemprego
O coordenador do projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional de Angola (RETFOP), Alexandre Rosa, disse que o projecto que tem como objectivo contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais capacitado e com maior empregabilidade de modo a facilitar a transição dos diplomados do ensino técnico e formação profissional para o mercado de trabalho.
A vice-presidente do Instituto Camões português, Cristina Muniz, explicou que visa responder a um conjunto de desafios para contribuir na revitalização do ensino técnico profissional directamente sob responsabilidade da cooperação portuguesa com a criação de um sistema nacional de qualificações técnicas e profissionais.
A responsável disse ainda que a instituição vai disponibilizar ofertas formativas de duplas qualificações em postos de trabalho e o desenho de informação para o ensino técnico profissional visando a produção de estatística fiáveis.
Para a representante dos Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCED), Maria Barbosa, o presente acordo com o Instituto Camões português traduz a reafirmação expressiva e formalização do cumprimento institucional com o projecto relevante no âmbito da habilitação de docentes em serviço que constitui um dos pilares para a promoção e da garantia de qualidade educacional.
Financiamento da União Europeia
A representante da delegação da União Europeia, Isabel Emerson, disse que os acordos firmados com as instituições de ensino superior das províncias de Benguela, Luanda, Huíla, Huambo e Uíge, estão avaliados em 143.150 milhões de Kwanzas, no âmbito do projecto de Revitalização do Ensino Técnico e Formação Profissional (RETFOP), e o instituto Camões.
A União Europeia e o Executivo angolano, adiantou, uniram esforços para fortalecer o ensino técnico e a formação profissional com os esforços RETFOP, implementado com o Instituto Camões e agência Expertise France em parceria com os Ministérios da Educação (MED), da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), o Plano Nacional de Formação de Quadros e o Ministério Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI)
Isabel Emerson explicou que a política de formação dos decente tem como conteúdo de formação organizado pelo ISCED em parceria com o Instituto Superior Politécnico de Setúbal, de Portugal que dá resposta nos planos e matéria de formação para professores.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O governador provincial de Luanda, Manuel Homem considerou, esta sexta-feira, que os Centros de Emprego, que estão a ser revitalizados e modernizados pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, servem para dar mais oportunidades aos jovens desempregados.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o desmantelamento de uma rede criminosa de funcionários bancários que facilitavam a introdução de dólares falsos no mercado nacional.
A Associação das Empresas Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera (AECIPA) assinou, na terça feira, um acordo de parceria com o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), para a realização de estágios profissionais dos licenciados da instituição nas diversas áreas do sector petrolífero.
O Rei da Espanha, Felipe VI, acompanhado da Rainha Letizia Ortiz, chega hoje a Luanda, no cumprimento de uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, para impulsionar as relações entre os dois países ao mais alto nível.
Assinala-se hoje, 6 de Fevereiro, a data da morte do Ohamba (rei) Mandume Ya Ndemufayo, que se suicidou em 1917, depois de resistir com tenacidade à invasão estrangeira. “Mandume Ya Ndemufayo teve uma morte heróica e demonstrou ser um líder com qualidades invulgares; a pátria antes de tudo, a soberania e integridade territorial estavam além das suas ambições pessoais, por isso deu a sua vida às causas mais profundas do povo Oukwanyama e da região vizinha”, diz em entrevista o historiador Tiago Caungo Mutombo.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, no último sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralimpíada de Xadrez, decorrida em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
A actual perspectiva do crescimento do segmento industrial em Angola é suportada pela existência de mais 170 projectos estruturantes concretos, em diferentes fases de desenvolvimento, que garantem a concretização da meta de 25 por cento das necessidades de electricidade com origem na indústria.