Sociedade

Professor lança livro sobre educação e cidadania

"Educação e cidadania, o papel da Filosofia na visão de Severino Ngoenha" é o título do primeiro livro de Jelson de Nascimento, apresentado, na quinta-feira (29), em Luanda, na União dos Escritores Angolanos.

30/07/2021  Última atualização 20H54
© Fotografia por: CEDIDA

O autor faz uma reflexão tendo em conta a visão do filósofo e pesquisador moçambicano Severino Elias Ngoenha, actual reitor da Universidade Técnica de Moçambique.

O livro, editado pela Páginas Editora e dirigido aos estudantes, professores e público em geral, é uma proposta de reflexão, desafiando sobretudo a sociedade angolana a desconstruir o conceito de filosofia, educação e cidadania.

"A reflexão é, principalmente, sobre o papel da Filosofia Política na sociedade, desmascarando todas as meras verosimilhanças, falsos horizontes de sentido, forçando o processo educativo a redescobrir o homem que há em nós, na sua mais recôndita pessoalidade, de forma radical, sistemática e hipercrítica", adianta o filósofo e jurista, Francisco Eugênio, a quem coube o prefácio da obra.

Segundo Francisco Eugênio, o homem tem a lucidez típica de um filósofo e com algum laivo de estultícia, própria de quem abraça o desafio de passar do vivido ao pensado, numa dialéctica que se prolonga no dia-a-dia das pessoas.

Disse ser neste contexto que Jelson de Nascimento propõe uma nova atitude do ser humano, enquanto um ser pluridimensional, mas que se destaca como cidadão, consciente dos seus deveres e pronto a lutar pelos seus direitos, incluindo os direitos políticos.


Sobre o autor


Nascido aos 30 de Maio de 1993, em Malanje, Jelson Carlos Eugénio de Nascimento é licenciado em Ciências da Educação, opção de ensino de Filosofia, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED - Luanda).

É, igualmente, professor do ensino geral, lecionando as cadeiras de Filosofia, Ética e Projecto Tecnológico.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade