Sociedade

“Professor exemplar” recebe mais de um milhão de kwanzas

Kátia Ramos

Jornalista

Diogo Coelho, que lecciona há 12 anos, numa escola primária do Distrito Urbano do Rangel, foi premiado, ontem, com o valor de 1.400.000 kwanzas, por ter sido o grande vencedor da I edição do Prémio Professor Exemplar.

06/08/2022  Última atualização 08H15
© Fotografia por: DR

Na gala, realizada nas instalações do Cinfotec/Rangel, o evento, promovido pela Fundação Obrabella, o professor foi galardoado com um troféu e certificado, devendo usar 400 mil do total do dinheiro do prémio numa formação técnico-profissional.

O evento, que se realiza no âmbito do memorando de revitalização social das escolas do Distrito Urbano do Rangel, em parceria com a Acção Humanitária Angola Unidade, visa enaltecer o empenho e a dedicação exercida na actividade de educação e ensino.

Em segundo lugar ficou o professor Zeferino Muquinda, que lecciona no Ensino Especial. Com mais de 20 anos de carreira, recebeu 1.200.000, dos quais 400 mil deve investir na formação.

Já o professor Kino Fuma, que ministra a aula de Matemática, do ensino primário, foi agraciado com um valor de 800 mil kwanzas.

A presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, Maria Nelumba, disse que o acto visa enaltecer e dignificar a profissão de ensinar e estimular os professores do Rangel, para que possam exercer a sua actividade com amor e evitarem cair no vício da corrupção.

Frisou que o referido projecto teve início com a revitalização das escolas e as suas infra-estruturas, no quadro da modernização e requalificação de escolas daquela parcela de Luanda.

Nesta senda, disse que o capital humano não pode ficar de fora. Por esta razão, criou-se o Prémio Professor Exemplar, para valorizar parte dos docentes que se dedicaram ou se tenham destacado mais na instrução das crianças.

"O prémio vem enaltecer a actividade docente, principalmente, nos níveis mais baixos, com realce para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática”, disse a presidente da Comissão Administrativa de Luanda.

O responsável da Fundação Obrabella, Mário Cardoso, avançou que a instituição tem outros projectos, alguns em curso, para o Distrito Urbano do Rangel e promete continuar a estimular o professor exemplar na sua actividade de educar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade