O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Juan Salazar, assinaram, nesta terça-feira, em Istambul-Turquia, a extensão do contrato de assistência técnica entre o nosso país e aquela organização.
O ministro da Energia e Águas secundou, esta segunda-feira, no Soyo, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a anunciar fundos norte-americanos em projecto de energia solar fotovoltaica em Angola, em projecto que ajudam o país a elevar a taxa de electrificação para 50 por cento da população, até 2025.
Angola caminha para o aumento significativo do domínio de produção bovina, em função do melhoramento genético que se tem registado nos últimos tempos, admitiu o presidente da Cooperativa dos Criadores de Gado da região Sul de Angola, Salvador Rodrigues.
Em declarações à imprensa, sábado, no leilão de gado que decorre na Feira Agropecuária promovida pela Associação de criadores de animais, com o apoio do Governo da Província de Benguela, por ocasião dos 405 anos da cidade com o mesmo nome, o responsável sublinhou que o crescimento do efectivo bovino do país decorre a bom ritmo.
Se conservada essa dinâmica, disse, em pouco tempo a necessidade de se importar carne fica sem efeito, já que, em termos estatísticos, Angola já contabiliza um efectivo bovino acima de três milhões de cabeças, além de outros milhares de caprinos, suínos e ovinos.
Hoje, a criação em escala de bovinos e outros animais verifica-se, acentuadamente, em regiões do Cuanza-Sul, Huíla, Benguela, Namibe e Bié, com uma produção acima da média. Adicionada à criação das demais províncias, o país pode apostar na produção de leite e outros sólidos para a comercialização interna e exportação.
O que mais preocupa os criadores são os estudos estratégicos que garantem a melhoria, a cada ano, da qualidade das manadas, algo que carece de forte investimento na área de investigação científica, visando adoptar as técnicas modernas.
O governador de Benguela, Luís Nunes, sublinhou que a nível da província a criação de animais decorre a bom ritmo e atende à realidade demonstrada pelos criadores, apesar do problema da estiagem que, até ao momento, se prolonga, dificultando o aceleramento do nível de desenvolvimento desejado.
A situação impõe aos produtores a mudança de paradigma, para que se encontre vias, visando a mitigação dos efeitos nocivos e manter a capacidade produtiva que sempre caracterizou a província de Benguela, sendo certo que o Governo vai continuar a fazer a sua parte.
Luís Nunes avançou que a participação de 25 criadores de gado na Feira Agropecuária, do universo de 70 expositores, com um efectivo de 264 bovinos, 245 caprinos e outras espécies animais, representa um grande ganho para Benguela e é um grande incentivo para as novas gerações, no domínio do empreendedorismo, já que a experiência permite gerar novos empregos para a juventude.
Ao lembrar que o Executivo abriu oportunidades para créditos, por meio do PRODESI, para incentivar o sector agro-pecuário, o governador indicou que essa realidade passa por distintas linhas de financiamento e, adicionado a isso, decorre a entrega de viaturas, com o fim último de viabilizar o aumento da qualidade de vida das populações.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A Sonangol e o Instituto Regulador do Derivados do Petróleo (IRDP) advertiram, esta segunda-feira, os operadores envolvidos no contrabando de combustíveis com a suspensão imediata da relação comercial, no quadro de acções tendentes a introduzir a transparência no sector de comercialização e distribuição.
Angola evoluiu de forma significativa na prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, sendo de descartar uma nova inclusão do país na Lista Cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), declarou, esta segunda-feira, em Luanda o director-geral da Unidade de Informação Financeira (UIF).
A Refinaria de Ouro que começou a ser construída, esta segunda-feira, nas instalações da Geangol, no Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana, em Luanda, fica concluída dentro de um ano, depois de investimentos de seis milhões de dólares.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.