Economia

Produção de petróleo situada acima de 20 milhões de barris

A produção angolana de petróleo de Fevereiro situou-se em 29,7 milhões de barris, menos 4,5 milhões em relação a Janeiro, segundo o relatório mensal publicado pela concessionária nacional de hidrocarbonetos, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis-ANPG.

24/03/2023  Última atualização 07H50
© Fotografia por: DR

No mês passado, Angola produziu uma média diária de 1,06 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), contra os 1,14 milhões previstos, de acordo com o documento.

Os números são inferiores ao desempenho de Janeiro, quando a produção angolana de crude ficou situada em 34,29 milhões de  barris, a uma média 1,106 milhões bpd, contra 1,197 milhões de previstos.

De realçar que, apesar de a ANPG não ter enumerado as causas da contracção da produção petrolífera em Fevereiro, a redução do volume produzido coincidiu com a entrada em manutenção preventiva do Bloco 17, operado pela TotalEnergies, expelindo uma média de 120 mil bpd.

O procedimento prolonga-se por 35 dias, entre 20 de Fevereiro e 26 de Março, com a produção angolana a poder cair abaixo do milhão de bpd ao longo desse período.

Na cerimónia de assinatura de um memorando de entendimento  entre a Autoridade Geral Tributária (AGT), ExxonMobil e Sonangol, a 14 de Março, o presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, declarou que prosseguem os trabalhos com as companhias petrolíferas para reverter o declínio da produção petrolífera angolana, uma evolução que tem ocupado a indústria ao longo dos últimos seis anos.

Os trabalhos incidem sobre a recuperação dos níveis de produção, tendo-se já lançado uma ronda de licitação para blocos petrolíferos situados na bacia de Namibe, Benguela, do Kwanza e Baixo Congo, com o objectivo de assegurar a substituição de reservas e promover a actividade de exploração.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia