O Governo da Lunda-Norte procedeu, recentemente, no Dundo, província da Lunda-Norte, na fazenda agro-pecuária da Cacanda, ao lançamento do Programa de Fomento Pecuário de Suínos, que vai abranger um total de 500 famílias (313 homens e 187 mulheres) para a reprodução animal nos dez municípios.
Os primeiros testes com fluidos (crude) para aferir a eficiência produtiva da Refinaria de Cabinda iniciam em meados de Dezembro deste ano, altura em que se prevê a conclusão da primeira fase do projecto, iniciado em 2021, informou o director-geral da GEMCORP Angola, responsável pela execução da obra.
A produção mundial de petróleo vai crescer, em 2045, para 110 milhões de barris por dia, contra os actuais 97 milhões, produzidos, em 2021, o que vai fazer com que o sector da indústria petrolífera adicione, em cada ano, uma média de 2,7 milhões de barris, disse o secretário-geral da OPEP.
O secretário-geral da OPEP referiu que a projecção do aumento da produção de petróleo deve-se à estimativa do crescimento da população mundial, para 1,6 bilião de habitantes, entre 2022 e 2045.
Disse que, devido às projecções do aumento da produção de petróleo e do crescimento da população, o consumo de energia primária vai aumentar para 23 por cento, durante o mesmo período.
"Tendo em atenção essas tendências, é imperativo, não apenas para Angola, ou para esta região de África, que este país alcance o seu potencial máximo ao longo dos próximos anos. Aliás, nos últimos cinco anos, o Governo de Angola implementou uma série de reformas no sector petrolífero que vão servir para atrair mais investimentos de produção e refinação”, disse.
Mais cooperação
O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, reiterou que o Executivo angolano está comprometido em continuar cooperar com os parceiros da indústria petrolífera, das organizações internacionais e regionais, como a OPEP e APPO, com objectivo de garantir a estabilidade do mercado petrolífero.
"O Governo de Angola continua empenhado na implementação de medidas tendentes a melhorar a competitividade do país, em termos de atracção de investimentos. Neste sentido, o Executivo vai continuar a envidar esforços para que a indústria petrolífera angolana continue a proporcionar os melhores benefícios para a população angolana, e ao mesmo tempo, garantir o retorno para os investidores”, referiu.
Memorando
Na abertura da 3ª edição da Conferência Internacional e Exposição de Petroleo e Gas-Angola 2022, foram rubricados dois Memorandos de Entendimento. O primeiro foi, entre a Agência Nacional de Petróleo e Gás de Angola e a da Serra Leoa. O segundo, entre os Ministérios dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola e da Namíbia. O objectivo dos dois acordos é reforçar a cooperação e troca de experiência no sector petrolífero.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
Angola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia selaram, esta sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, um acordo tripartido histórico de criação da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, cumprindo assim uma das metas de integração.
O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, participa, hoje, em representação do Presidente da República, João Lourenço, na Cimeira Kwahu, a ter lugar na capital do Ghana, Accra, sob o lema: Diálogo de Alto Nível Sobre Prosperidade em África.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai esperar antes de decidir se aumenta a produção, afirmou, esta sexta-feira, em Londres, o presidente em exercício, o guiné-equatoriano Gabriel Mbaga Obiang Lima.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
O director-geral do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) anunciou, domingo, em Luanda, que a actividade clandestina, prestada por intermediários, que aliciam cidadãos com a garantia de atendimento mais célere à porta das unidades dos postos da instituição, têm os dias contados.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.