Economia

Produção de madeira baixa para nove mil metros cúbicos

Mais de nove mil metros cúbicos de madeira foram explorados, em 2023, na província de Cabinda, o que representou uma baixa da produção deste recurso florestal, comparativamente ao período anterior, que registou 14 mil e 804 metros cúbicos.

22/03/2024  Última atualização 13H07
Madeira, em Cabinda © Fotografia por: DR
A produção de madeira manufacturada em 2023 permitiu a arrecadação de 600 mil e 558 dólares norte-americanos, contra os 869 mil e 606  dólares arrecadados em 2022, segundo o técnico de fiscalização florestal do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), Noel Luzolo Mavungo, que justificou que a baixa da produção e, consequentemente, das receitas deveu-se à proibição das exportações de madeira em toro, para privilegiar o mercado interno.

O especialista florestal recordou também que, actualmente, está apenas autorizada a exportação de madeira manufacturada no país, com a finalidade de potencializar as indústrias locais e aumentar o nível de empregabilidade em Angola.

Em 2023 foram licenciadas 11 empresas de exploração de madeira, contra nove do ano 2022, tendo cada empresa o direito de explorar 500 metros cúbicos em mil hectares, revelou a Angop.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia