Economia

Produção de carvão reactivada em Tete

A exploração de carvão mineral na localidade de Mucangadzi, distrito de Zumbo, nordeste da província central moçambicana de Tete, será reactivada a partir do próximo ano, disse sexta-feira o administrador distrital, Djone Manhoso.

15/12/2019  Última atualização 12H05
DR © Fotografia por: Moçambique está a expandir as áreas de produção de carvão

O administrador disse ainda ao matutino “Notícias”, de Maputo, que um grupo de empresários do Brasil e da Índia esteve no primeiro semestre deste ano em Mucangadzi para encontros com o Governo distrital, líderes comunitários e população.
Nos encontros, os investidores apresentaram, em linhas gerais, os objectivos da reactivação da exploração de carvão mineral de Mucangadzi, paralisada desde a década de 80 devido à guerra civil de 1976/1992.
O jornal escreveu, igualmente, que a produção de carvão mineral na província de Tete registou uma quebra de 21,9 por cento no primeiro semestre de 2019, com 4,743 milhões de toneladas contra 6,070 milhões de toneladas no período homólogo de 2018.
O director provincial dos Recursos Minerais e Energia, Grácio Cune, disse ao “Notícias” que a baixa resultou da paralisação de uma das frentes da empresa Vale Moçambique e da queda excessiva da chuva nos primeiros seis meses de 2019.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia