Opinião

Procurando, à frente dos meus olhos…

Tazuary Nkeita

Jornalista e Escritor

A história que hoje vou contar aconteceu, comigo, num dia de grande azáfama, mas pode servir de lição a todos quantos querem abandonar o doce lar materno, à procura de excelentes oportunidades, no exterior, que julgam nunca vir a obter, aqui, quando Angola tem o melhor para lhes oferecer à frente dos olhos, a um palmo do nariz e na palma da mão.

19/03/2023  Última atualização 07H10

"L’Angola c’est le meilleur pays au monde, hein!”  - Angola é o melhor país do mundo, não duvide -, é o que mais gosto de dizer, na brincadeira, quando recebo, ou visito, amigos. E muitos acreditam quando lhes mostro imagens que arrasam; da Marginal de Luanda, Talatona, Mussulo, Barra do Kwanza, Malanje, Lubango, Kwanza Norte, Namibe, Benguela, Huambo, as Lundas e as suas estatuetas maravilhosas, e por aí fora. Outros também duvidam, dizendo que o país não tem perspectivas. E não lhes faltam fortes argumentos, apesar de tantas oportunidades e potencialidades, em abstracto, porque o concreto é a lição de hoje…

O relógio já tinha soado o sinal de alerta para o esperado encontro, às 18h00, e eu ainda não tinha terminado um dos meus "hobbies”, passatempos, ao fim da tarde. As plantas continuavam a ser atacadas ferozmente por pragas de insectos, pequenos como mosquitos mas capazes de fazê-las secar e morrer, se não tomasse precauções imediatas. É um trabalho sistemático que não me deixa dormir tranquilo, até assegurar bons resultados. Ver as  plantas do meu jardim morrer debilitadas pela seiva, pelo caule e pelas folhas é o mesmo que ver os mais célebres "milionários”, e toda a economia, cair na desgraça. Ataca o coração e tira o sono!

Feita a jardinagem desse dia, estava livre para um outro compromisso. O feriado do 8 de Março tinha passado, mas continuava o persistente namoro para a procura de melhores oportunidades no mercado:

"Estou despachada…”,  dizia a mensagem caída no meu telefone. O encontro continuava marcado para as 18:00 e não podia perdê-lo nem perdê-la, digo, a oportunidade! O segredo é a alma do negócio. Estava atrasado e teria de me desculpar, sem dizer o que fazia.

No bolso julgava ter o telefone e na mão direita transportava um balde com os resíduos e instrumentos do trabalho que garantia a tão cobiçada beleza e o crescimento saudável das plantas do rico jardim. A pequena tesoura com que cortava os caules secos e as ervas daninhas era um deles. Larguei a tesoura, com a intenção de pegar o telefone e escrever, rapidamente, a resposta mais habitual de quem não quer perder a mais excelente das oportunidades.

"Estou a caminho, só mais dez minutos!”

Sabia perfeitamente que nem trinta minutos seriam suficientes para me aprontar e sair de casa, mas não tive escolha.  É assim que todos fazem e, verdade seja dita, todos gostam de se entreter com histórias banais, como o caos no trânsito, os acidentes de percurso e outros tantos episódios para alimentar a ideia de que "o repouso e o pôr do sol” vão ser lindos como nunca, num outro tempo ou num lugar mais distante à nossa espera.

Tudo de bom era fácil de se imaginar ao começo, mas, na realidade, o pior estava a acontecer. Muito mais tarde…

A pressa de sair de casa era tanta que depois de guardar a tesoura, já não sabia onde tinha poisado o raio do telefone!!  E agora? Como confirmar o encontro? Passaram-se quarenta minutos e continuava à procura do maldito meio de comunicação com a outra parte, envolvida no negócio.

"Será que o telefone  caiu no balde do lixo?”, e nada mais fiz senão procurá-lo entre a areia, folhas e caules secos, atacados pela praga das moscas e insectos que os matavam dia a dia. Foi uma verdadeira agonia, comparável ao que as rádios e TV’s diziam nesse dia a propósito do inocente Kevin Strickland, o homem que passou 40 anos numa prisão por um crime que não havia cometido. Subitamente, toda a alegria de estar no mais lindo dos jardins se transformou em tristeza e depressão pela oportunidade perdida e já fora do meu alcance.

"Trimmm….”, continuava sem respirar de ansiedade quando finalmente descobri o telefone em frente do meu nariz, caído num dos vasos  que tinha as folhas mais lindas e volumosas. Do outro lado da linha, fazia-se um absoluto silêncio. Ninguém respondia à chamada. O meu sonho estava desfeito! Tinha a certeza de que fazê-la esperar mais de 40 minutos, depois de me dizer que "estava despachada”, também lhe pareceu ficar detida durante mais de 40 anos. A espera foi insuportável.

Tudo por falta de visão, tudo por culpa de mim mesmo. O telefone, a tesoura, estavam visivelmente colocados em frente dos meus olhos, ao alcance das minhas mãos, mas  fui incapaz de os ver na hora certa e fazer acontecer os meus sonhos!

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião