A primeira colheita de algodão no perímetro da Baixa de Cassanje, município do Kunda-dia-base, província de Malanje, acontece, na próxima sexta, 37 anos depois.
A 120ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, abre, hoje, na cidade do Lubango, com uma ementa caprichada pela organização com destaque para várias actividades socioculturais, desportivas, económicas, entre outras que se prevê atrair dezenas de turistas nacionais e estrangeiros.
A nova titular da Procuradoria na Huila, Celma Moreira da Silva Lourenço, já está em funções depois de tomar posse, em cerimónia presidida pelo vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, Luís da Mota Liz, em representação do Presidente, Hélder Pitta Gróz.
A cerimónia de tomada de posse teve lugar no salão nobre do Palácio da Justiça, em Luanda, e contou com as presenças do vice-procurador geral militar, Filomeno Octávio e dos procuradores-gerais adjuntos da República, Luciano Cachaca, Margarida Gonçalves, Pulquéria Van-Dúnem, Pedro Mendes de Carvalho, Domingos Joaquim e outros membros do CSMMP.
O acto de empossamento começou com o juramento solene da procuradora da República, Celma Lourenço e, posteriormente, o secretário executivo do Conselho superior da Magistratura do Ministério Público, Adalberto Luacuti, procedeu a leitura do termo de posse.
Segundo um comunicado de imprensa enviado ao Jornal de Angola, com o empossamento da procuradora Celma Lourenço eleva-se o número de mulheres que, actualmente, assumem este cargo ao nível da Procuradoria-Geral da República, respectivamente, nas províncias de Malanje, Bengo, Cuanza Norte e Huila.
Na ocasião, a nova procuradora titular, Celma Lourenço, agradeceu a oportunidade e confiança em si depositadas pela PGR e traduziu em duas palavras, aquilo que considera essencial para o seu mandato, força e saúde.
O vice-presidente, Luís da Mota Liz, considerou não ser uma escolha do acaso a nomeação de Celma Lourenço para exercer o cargo de procuradora titular da Huila, sendo o resultado de um conjunto de actos combinados, em função do seu trabalho, dedicação, inteligência e entrega, fizeram com que o colectivo reconhecesse em si capacidade de liderança, sendo, por isso, confiada a conduzir a direcção de uma província importantíssima, quanto a da Huila, com grande valor económico e com uma densidade populacional considerável.
O vice-presidente, Luís da Mota Liz, disse ter esperanças que, desta vez, a escolha foi acertada com a nomeação da Procuradora Celma, e quero crer que a nova titular tenha capacidade de motivar com as relações humanas, que os interesses da instituição estejam acima de qualquer interesse pessoal e o primado da lei.
No acto, estiveram também presentes as titulares das províncias do Cuanza-Norte, Malange, Bengo e Huíla, junta-se a elas, as titulares da Lunda-Sul e da Comarca de Luanda.
Já foram dirigidas por mulheres, os órgãos da PGR nas províncias do Cuanza-Norte, Luanda e Moxico, designadamente, Inocência Pinto, Maria Teresa Manuela e, Celma da Cunha.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO antigo Instituto Médio Agrário, que se dedicava à formação, até os anos 80, de quadros para a agronomia é hoje uma escola de referência, ao nível local, de formação em artes e ofícios, denominada “Cidade Jovem de Sucesso”.
O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, inaugurou, hoje, no Lubango, província de Huíla, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), equipado para monitorar vários pontos do casco urbano e zonas da periferia.
O euro continuou, esta terça-feira, a negociar ligeiramente acima de 1,02 dólares, com o mercado prudente antes da publicação de dados da inflação nos Estados Unidos que podem influenciar as decisões da Reserva Federal em Setembro.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).