Mundo

Procurador escondeu provas que ilibavam dois condenados

Dois homens sem-abrigo condenados a prisão perpétua por um homicídio, no ano 2000, passaram 14 anos na cadeia até serem, finalmente libertados, descobrindo-se que o procurador encarregue do caso escondeu provas que os ilibariam da acusação. Só este ano, mais de duas décadas depois, o procurador foi impedido de exercer, noticiou o “Dallas Morning News”.

18/05/2021  Última atualização 10H34
Ex-procurador Richard Jackson © Fotografia por: DR
O antigo procurador do condado de Dallas, Richard E. Jackson, levou a tribunal os dois homens afro-americanos pelo homicídio de um líder religioso local, em 2000, mas escondendo dos jurados que as testemunhas não os conseguiram identificar, que nenhum coincidia com as descrições dadas por testemunhas, e que tinha estabelecido acordos secretos com informadores detidos para testemunhos favoráveis ao processo.

Dennis Allen e Stanley Mozee foram ambos condenados a prisão perpétua, em julgamentos separados.
Só depois de uma investigação aprofundada por parte do Innocence Project (um projecto para investigar casos de pessoas injustamente condenadas) em conjunto com os sucessores de Richard E. Jackson foi possível que os dois fossem inocentados, 14 anos depois.

Agora, mais de duas décadas após o processo, o procurador foi expulso da Ordem dos Advogados do Texas, num exemplo raro de punição grave para transgressão num caso de condenação injusta. O Supremo Tribunal do Texas entendeu que "a má conduta profissional” foi "provada de forma conclusiva”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo