Economia

Procura por petróleo cresce e atinge oitavo recorde mensal

A procura global por petróleo atingiu o máximo sazonal em Dezembro, de acordo com estatísticas publicadas pela Iniciativa Conjunta de Dados das Organizações (JODI, pela sigla em inglês).

22/02/2024  Última atualização 09H13
A produção de petróleo bruto por dia caiu em Dezembro © Fotografia por: DR
Este foi o oitavo recorde mensal de 2023. A procura por petróleo dos países que enviam dados para a entidade subiu cerca de 500 milhões de barris por dia em Dezembro, no comparativo mensal, uma vez que a expansão da procura na Ásia suplantou o declínio nos Estados Unidos e Europa.

A procura por gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha, subiu a patamares recordes, enquanto a procura por diesel e gasolina diminuiu para perto da média sazonal de 5 anos.

A produção de petróleo bruto caiu ligeiramente em Dezembro, quando recuou 300 mil barris por dia no comparativo com igual mês do ano anterior.

As quedas mais acentuadas na produção de petróleo bruto foram registadas na Arábia Saudita (-1,5 milhão de barris por dia) e no Iraque (-345 mil barris por dia). Esse recuo foi, parcialmente, compensado por aumentos nos Estados Unidos da América (+1,1 milhão de barris por dia), Canadá (+312 mil barris por dia) e pela China, com 184 mil barris por dia.

Brent em alta

O petróleo Brent (referência das exportações de Angola) para entrega em Abril registou, ontem, ganhos de 0,38 por cento para negociação a 82,65 dólares por barril.

Já os Futuros do Gás Natural em Março foram negociados na entrega a 1,70 dólares por milhões de unidades térmicas britânicas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia