Economia

Procura mundial de petróleo desacelera para 1,6 milhões de barris

JA Online

A procura mundial de petróleo continuou a desacelerar no primeiro trimestre para 1,6 milhões de barris por dia, menos 120.000 barris do que inicialmente previsto, principalmente devido à evolução nos países mais ricos, anunciou hoje a A Internacional de Energia (AIE).

12/04/2024  Última atualização 17H10
© Fotografia por: DR | Arquivo
No relatório mensal sobre o mercado petrolífero hoje divulgado, a AIE indica que, para o conjunto de 2024, o aumento será de 1,2 milhões de barris por dia, valor que cairá ligeiramente para 1,1 milhões em 2025, embora a recuperação da actividade após a pandemia seja dada como "essencialmente completa".

Este abrandamento deve-se à procura "excepcionalmente fraca" dos países da OCDE, que aumentou apenas 250.000 barris por dia no primeiro trimestre, especialmente na Europa, enquanto os Estados Unidos e o Canadá registaram ligeiros aumentos.

A AIE, segundo a Lusa, atribui esta situação a uma menor procura por parte da indústria europeia, bem como a uma maior eficiência dos veículos e ao aumento progressivo do parque de veículos eléctricos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia