Angola e Holanda defrontam-se hoje, às 17h15, no Pavilhão Arena Zlatorog, em partida referente aos quartos-de-final, da 23ªedição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que decorre na Eslovénia até 3 de Julho, com a participação de 32 selecções.
O guarda-redes Ricardo Batista, 35 anos, do Casa Pia da Segunda Liga Portuguesa, vai falhar, nesta quarta-feira, a presença no desafio contra as Feras do Baixo Oubangui da República Centro Africana (RCA), no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda, devido à recuperação de um problema de saúde, em Portugal.
A informação foi apurada ontem, pelo Jornal de Angola, de uma fonte do Departamento de Comunicação Institucional e Marketing da Federação Angolana de Futebol (FAF), antes da sessão de treino matinal da Selecção Nacional de Honras, realizada no campo Osvaldo Saturnino de Oliveira "Jesus”, que contou apenas com os jogadores da diáspora, devido à dispensa dos girabolistas para a disputa da 30ª jornada.
Para ocupar a vaga, o técnico Pedro Gonçalves ainda não indicou o nome de um outro guarda-redes. Ricardo Baptista era esperado, ontem à tarde, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, onde desembarcou apenas o lateral-esquerdo Núrio Fortuna, 27 anos, do KAA Gent da Primeira Liga Belga, e juntou-se aos companheiros no Victoria Garden.
Esta manhã, são aguardados o médio ofensivo Fredy, do Antalyaspor da Turquia, e o defesa-central Jonathan Buatu (Eyupspor da Turquia) para a sessão de treino, às 16h30, no Estádio Nacional 11 de Novembro.
O avançado M'Bala Nzola, do Spezia Calcio da Série A Italiana, que estava em dúvida para este desafio devido aos "play-off” da Liga das Nações da UEFA, chega na terça-feira para se juntar ao grupo de trabalho.
Pedro Gonçalves aguarda pela confirmação da chegada do médio-defensivo Estrela, do Erzurum da Turquia, para completar a lista dos convocados da Selecção Nacional e melhorar os aspectos técnicos e tácticos de conjunto.
O atleta do clube turco, também, disputou as partidas dos "play off” da Liga das Nações da UEFA.
Os girabolistas, que foram dispensados na sexta-feira para a disputa das partidas da 30ª e última jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, regressaram, ontem à noite, ao local de concentração.
Os Palancas Negras voltam a treinar, hoje, às 16h30, com o grupo ainda incompleto, no Estádio Nacional 11 de Novembro, com realce para a recuperação dos jogadores, com o intuito de manter a condição física atlética.
No aspecto clínico, o avançado Zine Salvador, do 1º de Agosto, prossegue o tratamento médico com os fisioterapeutas da Selecção Nacional, para recuperar da lesão muscular da perna direita.
Os Palancas Negras preparam-se, desde segunda-feira passada, para o desafio desta quarta-feira, às 17h00, diante das Feras do Baixo Oubangui, referente à primeira jornada do Grupo E das eliminatórias de apuramento para a fase final da 34ª edição da Taça de África das Nações (CAN), no próximo ano, na Côte d'Ivoire.
Hélder Costa ambiciona "domar” Feras do
Baixo Oubangui
O extremo-direito Hélder Costa, 28 anos, do Valência da Primeira Liga
Espanhola, espera disputar um óptimo
jogo para triunfar, nesta quarta-feira, às 17h00, diante das Feras do Baixo
Oubangui da República Centro Africana (RCA), no Estádio Nacional 11 de
Novembro.
"Espero que consigamos fazer um bom jogo e vencer. Estamos aqui a contar com toda a gente que tem qualidade, para acrescentar ao grupo”, disse, ontem, antes da sessão de treino matinal, realizado no "Catetão”, no bairro Madame Bergman.
Questionado sobre o estado anímico dos Palancas Negras, Hélder Costa garantiu, ao Jornal de Angola, que o moral é alto para encarar o adversário.
"Estamos bem e motivados. Foi a minha primeira sessão de treino, e o grupo ainda não está completo, mas aguardamos os restantes companheiros para a preparação do jogo da melhor maneira”, comentou.
Em relação ao seu estado de forma para o desafio, o avançado do clube disse que está óptimo para fazer uma boa partida.
"Estou bem e a vir de uma longa época. Mas, tivemos alguns dias para descansar e recarregar as ‘baterias’. Agora cabe-nos preparar bem o jogo e vencer”" disse, com crença.
Questionado sobre a Selecção da RCA, o extremo do Valência de Espanha admitiu que conhece apenas o médio defensivo Geoffrey Kondogbia, 29 anos, do Atlético de Madrid da LaLiga.
"Conheço o Kondogbia, que joga também em Espanha. Mas, o restante estamos a contar com o staff da Selecção Nacional, com os vídeos dos adversários para ajudar o grupo”, concluiu o raciocínio.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Selecção Nacional de futebol para amputados cumpre, hoje, às 8h00, a quarta sessão de treino no Estádio Municipal dos Coqueiros, na Baixa de Luanda, tendo em vista a disputa do Campeonato do Mundo, de 30 de Setembro a 10 de Outubro, na Turquia.
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O campeonato de Fórmula 1, a Mercedes e Federação Internacional do Automóvel (FIA) reagiram em uníssono a declarações consideradas preconceituosas do antigo piloto Nelson Piquet para com o piloto Lewis Hamilton.
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
Angola e Holanda defrontam-se hoje, às 17h15, no Pavilhão Arena Zlatorog, em partida referente aos quartos-de-final, da 23ªedição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que decorre na Eslovénia até 3 de Julho, com a participação de 32 selecções.
A II Conferência dos Oceanos, que decorre desde 27 de Junho até 1 de Julho, em Lisboa, Portugal, sob o tema “reforçar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções”, elegeu Angola como uma das vice-presidentes e relatora-geral do evento.
A interligação eléctrica do Soyo (Zaire) a Cabinda ocorre a médio prazo, com base em opções que incluem a extensão de um cabo submarino ou uma linha de transporte a transpor território da República Democrática do Congo (RDC), anunciou o ministro da Energia e Águas, terça-feira, no Soyo.
O embaixador do Reino Unido em Angola, Roger Stringer, prevê um crescimento assinalável das trocas comerciais entre os dois países, mercê dos indicadores de reanimação da actividade económica dos efeitos da pandemia da Covid-19, que, depois de 2020, levaram à desaceleração do comércio bilateral antes situado em mais de 900 milhões de dólares por ano.
A comissária da União Africana Josefa Sacko assegurou, quarta-feira(29), em Lisboa, que a investigação científica deve ser a base da política e da tomada de decisões, para permitir compreender e gerir, de forma sustentável, os oceanos e mares do continente.