Desporto

Problema de saúde tira Ricardo Baptista do jogo

António Cristóvão

Jornalista

O guarda-redes Ricardo Batista, 35 anos, do Casa Pia da Segunda Liga Portuguesa, vai falhar, nesta quarta-feira, a presença no desafio contra as Feras do Baixo Oubangui da República Centro Africana (RCA), no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda, devido à recuperação de um problema de saúde, em Portugal.

29/05/2022  Última atualização 11H50
Doença impede o jogador aproveitar a oportunidade de disputar a titularidade com colegas © Fotografia por: DR

A informação foi apurada ontem, pelo  Jornal de Angola, de uma fonte do Departamento de Comunicação Institucional e Marketing da Federação Angolana de Futebol (FAF), antes da sessão de treino matinal da Selecção Nacional de Honras, realizada no campo Osvaldo Saturnino de Oliveira "Jesus”, que contou apenas com os jogadores da diáspora, devido à dispensa dos girabolistas para a disputa da 30ª jornada.

Para ocupar a vaga, o técnico Pedro Gonçalves ainda não indicou o nome de um outro guarda-redes. Ricardo Baptista era esperado, ontem à tarde, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, onde desembarcou apenas o lateral-esquerdo Núrio Fortuna, 27 anos, do KAA Gent da Primeira Liga Belga, e juntou-se aos companheiros no Victoria Garden.

Esta manhã, são aguardados o médio ofensivo Fredy, do Antalyaspor da Turquia, e o defesa-central Jonathan Buatu (Eyupspor da Turquia) para a sessão de treino, às 16h30, no Estádio Nacional 11 de Novembro.

O avançado M'Bala Nzola, do Spezia Calcio da Série A Italiana, que estava em dúvida para este desafio devido aos "play-off” da Liga das Nações da UEFA, chega na terça-feira para se juntar ao grupo de trabalho.

Pedro Gonçalves aguarda pela confirmação da chegada do médio-defensivo Estrela, do Erzurum da Turquia, para completar a lista dos convocados da Selecção Nacional e melhorar os aspectos técnicos e tácticos de conjunto.

O atleta do clube turco, também, disputou as partidas dos "play off” da Liga das Nações da UEFA.

Os girabolistas, que foram dispensados na sexta-feira para a disputa das partidas da 30ª e última jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, regressaram, ontem à noite, ao local de concentração.  

Os Palancas Negras voltam a treinar, hoje, às 16h30, com o grupo ainda incompleto, no Estádio Nacional 11 de Novembro, com realce para a recuperação dos jogadores, com o intuito de manter a condição física atlética.

No aspecto clínico, o avançado Zine Salvador, do 1º de Agosto, prossegue o tratamento médico com os fisioterapeutas da Selecção Nacional, para recuperar da lesão muscular da perna direita.

Os Palancas Negras preparam-se, desde segunda-feira passada, para o desafio desta quarta-feira, às 17h00, diante das Feras do Baixo Oubangui, referente à primeira jornada do Grupo E das eliminatórias de apuramento para a fase final da 34ª edição da Taça de África das Nações (CAN), no próximo ano, na Côte d'Ivoire. 


Hélder Costa ambiciona "domar”  Feras do Baixo Oubangui

O extremo-direito Hélder Costa, 28 anos, do Valência da Primeira Liga Espanhola, espera disputar  um óptimo jogo para triunfar, nesta quarta-feira, às 17h00, diante das Feras do Baixo Oubangui da República Centro Africana (RCA), no Estádio Nacional 11 de Novembro.

"Espero que consigamos fazer um bom jogo e vencer. Estamos aqui a contar com toda a gente que tem qualidade, para acrescentar ao grupo”, disse, ontem, antes da sessão de treino matinal, realizado no "Catetão”, no bairro Madame Bergman.

Questionado sobre o estado anímico dos Palancas Negras, Hélder Costa garantiu, ao Jornal de Angola, que o moral é alto para encarar o adversário.

"Estamos bem e motivados. Foi a minha  primeira sessão de treino, e o grupo ainda não está completo, mas aguardamos os restantes companheiros para a preparação do jogo da melhor maneira”, comentou.

Em relação ao seu estado de forma para o desafio, o avançado do clube disse que está óptimo para fazer uma boa partida.  

"Estou bem e a vir de uma longa época. Mas, tivemos alguns dias para descansar e recarregar as ‘baterias’. Agora cabe-nos preparar bem o jogo e vencer”" disse, com crença.

Questionado sobre a Selecção da RCA, o extremo do Valência de Espanha admitiu que conhece apenas o médio defensivo Geoffrey Kondogbia, 29 anos, do Atlético de Madrid da LaLiga.

"Conheço o Kondogbia, que joga também em Espanha. Mas, o restante estamos a contar com o staff da Selecção Nacional, com os vídeos dos adversários para ajudar o grupo”, concluiu o raciocínio. 

                                               

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto