Mundo

Príncipe Philip vai hoje a enterrar

Oito dias depois da sua morte, o funeral do Príncipe Philip, realiza-se, hoje, numa cerimónia íntima no Castelo de Windsor, onde o duque de Edimburgo perdeu a vida “pacificamente”, aos 99 anos.

17/04/2021  Última atualização 02H00
Príncipe Philip © Fotografia por: DR
Era um desejo do marido da rainha Isabel II que a cerimónia se realizasse em privado, sendo restrita aos familiares e amigos mais próximos. E à sua vontade soma-se o facto de o Reino Unido se encontrar com medidas rigorosas de combate à Covid-19, o que condiciona, também, as cerimónias fúnebres. Neste sentido, nota a revista britânica "Hello”, há vários membros da realeza que não vão estar presentes no último adeus ao Duque de Edimburgo.

Meghan Markle foi a primeira ausência confirmada. A mulher do Príncipe Harry não o acompanhou na viagem dos Estados Unidos para Inglaterra por recomendação médica, uma vez que se encontra já em estado avançado da segunda gravidez.
A família real britânica tinha pedido à população que permanecesse em casa durante as cerimónias fúnebres do Príncipe Philip mas não é, para já, isso a que se assistiu.
Foram muitos os que não conseguiram evitar deslocar-se a Windsor no momento em que se preparava e se faziam os ensaios para o funeral do Duque de Edimburgo.

Apenas 30 pessoas, das 800 que estava previsto serem convidadas, participam na cerimónia. Os convidados são poucos mas serão centenas os militares da Marinha, Exército e Força Aérea Real que participam no cortejo fúnebre.
O Príncipe Carlos, herdeiro do trono, juntamente com a irmã, a Princesa Ana, conduzirão a procissão composta por 15 membros. O caixão do marido da Rainha Isabel II será levado para a Capela de São Jorge (Saint George), no referido castelo, num Land Rover especialmente adaptado, e que ele próprio concebeu.

Harry e William, os filhos de Carlos e Diana de Gales, estarão presentes mas não lado a lado devido à tensão criada quando Harry decidiu afastar-se dos deveres reais no ano passado. O Príncipe Harry abdicou das funções reais e vive nos Estados Unidos, mas vai estar presente, ao contrário da mulher, Meghan Markle, que não faz a viagem por estar grávida. Também o Primeiro-Ministro Boris Johnson vai estar ausente das cerimónias.  Boris Johnson disse que preferiu não tirar o lugar a algum familiar que queira estar presente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo