Regiões

Principal unidade hospitalar do Bengo em fase final

Alfredo Ferreira| Caxito

Jornalista

O Hospital Geral do Bengo entra em funcionamento no terceiro trimestre deste ano, com uma capacidade para 200 camas. Actualmente, as obras da referida unidade sanitária estão com uma execução física na ordem de 55 por cento.

27/03/2023  Última atualização 12H49
Principal unidade hospitalar do Bengo em fase final © Fotografia por: DR

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, avaliou, na sexta-feira, o andamento das obras da unidade, em construção na Centralidade do Bacula.

A ministra disse que o país vai contar, a partir deste ano, com mais três hospitais de referência, um na província do Bengo e outros no Cuanza-Norte e Cuanza-Sul. No próximo ano, disse, vai ser, também, inaugurado um hospital na província do Zaire. "Nas obras existe sempre uma ou outra alteração por se fazer. Neste sentido deixou-se recomendações, principalmente para se melhorar os fluxos da esterilização e a área de hemodiálise e da morgue”, disse.

A ministra manifestou-se satisfeita com o andamento das obras. "O que se pretende é que tanto o empreiteiro como o fiscal e as equipas técnicas do Ministério da Saúde e do Governo do Bengo possam continuar a trabalhar em conjunto para que, no terceiro trimestre, a infra-estrutura hospitalar seja inaugurada”.

Sublinhou que na execução da obra foi tida em conta a acomodação dos profissionais expatriados ou especialistas que vão prestar serviços na região, com a construção de várias residências.  "A meta é que todas as províncias tenham uma unidade sanitária do nível de um Hospital Geral”.

O Hospital do Bengo está a ser construído num espaço de 45.500 metros quadrados e as obras estão orçadas em mais de 63 milhões de dólares.

 

Outros serviços  

Sílvia Lutucuta garantiu, também, que as obras do Hospital Pedalé terminam este ano. O Executivo, destacou, está a trabalhar para que as províncias que não têm serviços de hemodiálise possam tê-los. A ministra disse que estão a ser construídos novos hospitais gerais na Lunda-Norte, Uíge, Zaire, Malanje, Benguela e Huambo, cujas obras estão na fase final.

Além desses, adiantou, estão a ser erguidos hospitais materno-infantis em Benguela, Huambo, e Huíla e outro de nível municipal no Luau, no Moxico.

O Hospital Neves Bendinha, antiga unidade sanitária dos queimados, em Luanda, informou a ministra, é inaugurado dentro de dias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões