Economia

Primeiros 200 beneficiados

Mário Clemente

Jornalista

Ao todo, 200 táxis e mototáxis, que se encontram licenciados pelas administrações municipais, na província de Luanda, vão receber, hoje, cartões pré-pagos que os habilitam ao pagamento de 160 kwanzas pelo litro de gasolina nos postos de combustíveis, anunciou a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, ontem, durante o encontro com economistas, fazedores de opinião e influenciadores digitais.

02/06/2023  Última atualização 08H29
Mototáxis, licenciados, vão receber, hoje, cartões pré-pagos © Fotografia por: Arquivo

A ocasião serviu para apresentar o Plano de Reformas do Estado sobre os ajustes no preço da gasolina  e as medidas de mitigação tomadas pelo Governo.

Os cartões pré-pagos serão criados com uma referência única: constará a matrícula do veículo de cada proprietário para evitar fraude, terá saldo de 164 mil kwanzas para consumo mensal, e serão carregados via banco ou via Emis nas diversas categorias. O cartão, também, só passará nos TPA das bombas de combustível e o operador vai fiscalizar sempre a matrícula.

"A visão estratégica passa a começar pela gasolina com um movimento parcial de redução de subsídios, fundamentalmente, pelo facto de termos conseguido ter tempo para estabilizar medidas de mitigação associadas a este produto”, referiu.

De acordo com a governante, há condições técnicas criadas do ponto de vista financeiro com os bancos e com a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), para começar a distribuição de cartões de combustíveis pré-pagos para táxis e mototáxis, que estejam licenciados junto das administrações municipais.

"Está agora em curso um trabalho para medidas de aceleração deste processo de licenciamento e de emissão de cartões com equipas de bancos que estão disponíveis para trabalhar fora de horas, uma vez que a emissão vai dobrar dez vezes mais num dia e nós também estamos disponíveis para pagar compensações aos funcionários públicos que possam trabalhar fora de horas, para acelerar este processo junto das administrações municipais”, disse.

Vera Daves de Sousa esclareceu que os taxistas que não conseguirem o cartão por não concluírem o processo de licenciamento vão pagar o valor de 300 kwanzas e depois de possuírem os cartões vão ser ressarcidos com os valores remanescentes gastos.

Disse que o exercício similar já começou a ser feito de forma mais dinâmica no sector da Pesca Artesanal, pois tem embarcações licenciadas que, também, terão o mesmo benefício dos cartões pré-pagos. Quanto à agricultura familiar, explicou que o atraso é maior, mas continuam os trabalhos para, através das cooperativas se estabelecerem mecanismos de compensação. 

Concluiu que o Executivo não vai mexer em termos de aumento no gás butano e no petróleo iluminante, pois a perspectiva é manter subvencionado: "principalmente, através das comunidades rurais que usam muito o último produto. Por isso, será um dos últimos a ser mexido”.

O economista Daniel Sapateiro disse, durante o encontro, que esta medida vai representar uma grande modificação de algumas tarefas e rotinas das pessoas, "sobretudo, no abastecimento do carro, que será quase o dobro”. Por outro lado, teme que haja inflação de preços, em resultado do que tem testemunhado, com a subida e desvalorização cambial do kwanza.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia