Sociedade

Primeiro Satélite Angolano foi lançado há um ano

O primeiro Satélite Angolano (ANGOSAT-2) foi lançado há um ano, com o objectivo de cobrir o continente africano e parte do Sul da Europa.

12/10/2023  Última atualização 07H45
Satélite Angolano © Fotografia por: Arquivo
Na altura do lançamento, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, sublinhou que o Angosat-2 faz parte do ecossistema de telecomunicações essencial para o país ser um eixo em África no sector das telecomunicações.

O aniversário do lançamento do satélite, que coincide com o encerramento da Semana Mundial do Espaço, realizada de 4 a 10 deste mês, marca o culminar de uma série de acções que o Executivo tem desenvolvido no sector aeroespacial. O Angosat-2 foi colocado em órbita há um ano pelo foguete "Proton-M”. O satélite foi enviado a partir do Cosmódromo de Baikanur, no Cazaquistão.

Ganhos

Actualmente, 16 das 18 províncias do país têm instalado um terminal de rede de comunicações via satélite (VSAT), conectado ao Angosat-2, dentro das iniciativas do projecto "Conecta Angola”, ferramenta tecnológica que vai permitir melhorar o ambiente de negócios no país.

Entre os benefícios do "Conecta Angola” constam ainda o aumento da literacia digital, com a expansão da rede de banda larga. Outros ganhos do projecto são o crescimento da indústria e da tecnologia espacial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade