Economia

Primeiro balcão exclusivo para atender pensionistas aberto no Cuando Cubango

Weza Pascoal | Menongue

Jornalista

O município de Menongue, Cuando Cubango conta com o primeiro balcão do Banco de Poupança e Crédito (BPC), para atendimento exclusivo dos clientes pensionistas, no quadro do projecto “Meu Balcão”.

15/03/2023  Última atualização 09H25
Com a inauguração do balcão, os pensionistas vão deixar de percorrer longas distâncias para realizar as operações financeiras © Fotografia por: Nicolau Vasco | Edições Novembro

Inaugurado pelo administrador executivo do BPC, Luís Duarte, o "Meu balcão” tem uma área de espera com cerca de 40 assentos e quartos de banho, de modo a oferecer um atendimento mais humanizado aos funcionários reformados, antigos combatentes, viúvas e seus dependentes.

A dependência vai realizar operações de depósito, levantamento, transferências, solicitação de créditos pessoais, cartões de débito multicaixa, cartões de crédito Visa, entre outros serviços e produtos disponíveis.

Luís Duarte fez saber que com o balcão ora inaugurado, o país passa a contar com 13 "guichets”, enquadrados no Programa de Recapitalização e Reestruturação (PRR) em curso no BPC, que visa dentre outros objectivos, proporcionar maior dignidade aos clientes pensionistas, bem como prestar um atendimento diferenciado e mais eficiente, através de um acompanhamento de pessoas e de proximidade.

Disse que a nível do Cuando Cubango, o BPC conta com seis agências e dois postos de atendimento, nos municípios de Menongue, Cuito Cuanavale, Calai, Mavinga, Cuangar e Cuchi, faltando apenas em Nancova, Dirico e Rivungo.

"Nos últimos anos, o Banco de Poupança e Crédito viveu momentos menos bons, tendo a situação agravada, com um ataque cibernético em 2021, mas apesar deste incidente não deixamos de desempenhar o nosso papel, o de garantir a satisfação dos clientes a todos os níveis”, recordou.

Novas iniciativas levam serviços a outras localidades

Neste contexto, referiu que, o BPC implementou algumas iniciativas que visam essencialmente, levar os seus produtos e serviços às localidades recônditas e de difícil acesso a nível do país, com a implementação do balcão móvel itinerante e dos balcões intermitentes, bem como, fixar presença naquelas unidades já existentes, onde são solicitados os serviços da instituição mais humanizados.

Explicou que, o Meu Balcão é um conceito especial, que surge a pensar na comodidade, no atendimento humanizado dos clientes pensionistas no activo e com o seu saber, criatividade, energia e brio profissional, desempenharam as suas actividades profissionais com zelo e dedicação, merecendo por esta razão, um espaço digno e confortável para que se possam sentir melhor acolhidos.

Luís Duarte reiterou que o BPC vai continuar a trabalhar na implementação de políticas e projectos que visam tornar o banco cada vez mais robusto, tendo sempre em atenção as necessidades dos clientes e do mercado em termos gerais.

Segundo apurou o JA, a instituição bancária pública tem efectuado nos últimos anos melhorias no seu programa de organização para levar os serviços aos utentes mais humanizados.

Apesar de algumas dificuldades que a instituição ainda enfrenta sobretudo, no ponto de vista de organização, muito foi feito e os sinais de melhoria são visíveis.

O BPC tem domiciliadas as contas dos funcionários publicos.

  Governador considera o balcão mais-valia para o município

O governador provincial do Cuando Cubango, José Martins, disse que a entrada em funcionamento deste balcão vai ajudar a acabar com o sofrimento de muitos pensionistas, que acorriam por dias seguidos a uma agência do BPC, com o objectivo de realizar uma transação bancária.

"Este balcão vai permitir acomodar melhor os nossos mais velhos, uma vez que temos consciência de que na idade em que estes pensionistas se encontram é muito difícil ficarem horas e horas em pé, e já tivemos casos em que alguns passaram mal acabando por ser levados a uma unidade hospitalar mais próxima, por causa das horas de espera, expostos ao sol. Hoje o BPC acabou com este sofrimento” referiu.

José Martins apelou aos mais velhos, no sentido de ajudarem a conservar a recinto, de forma a permitir que o mesmo dure e resulte num atendimento humanizado a mais pensionistas, idosos e deficientes de guerra, tendo em conta que a agência central encontra-se à beira da estrada, o que constituía risco de vida para estas pessoas.

O soba Paulo Mabaia, manifestou-se satisfeito com a iniciativa do Banco de Poupança e Crédito, em resposta aos apelos feitos constantemente pelos pensionistas, que clamavam por um melhor atendimento bancário.

Apelou a quem de direito, no sentido de cumprirem os objectivos do "Meu Balcão”, garantindo um atendimento rápido, humanizado e especializado a esta franja da sociedade.

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