Regiões

Primeiras infra-estruturas concluídas em Abril

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

As primeiras infra-estruturas que estão a ser construídas no município do Cuvelai, província do Cunene, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), vão ser concluídas em Abril próximo, assegurou o administrador municipal, Germano Nambalo.

16/03/2021  Última atualização 23H00
Cunene vai ter mais escolas e unidades sanitárias este ano © Fotografia por: Benjamin Cândido | Edições Novembro |
O responsável,que falava durante uma visita que a governadora provincial, Gerdina Didalelwa, efectuou em alguns projectos do PIIM no município , afirmou que as obras estão a decorrer de acordo com datas as  estabelecidas nos contratos  entre a Administração Municipal e os empreiteiros.
"O balanço  é satisfatório,  pois, as obras têm execução física de  85 por cento e 69% de cumprimento financeiro. Este quadro faz-nos acreditar que estarão concluídas dentro dos prazos acordados contratualmente”, disse Germano Nambalo.

Tratam-se de projectos de construção de infra-estruturas  hospitalares, escolares , estradas e do sector de Energia e Águas , avaliados em mais de  mil milhões de kwanzas.
" Os projectos de construção da morgue, complexos residenciais  para professores e enfermeiros , sistemas de água em várias localidades do município, estão em bom andamento, pelo que no final do mês de Abril grande parte dos trabalhos poderão estar concluídos ”, garantiu o responsável.

Segundo Germano Nambalo,  as infra-estruturas escolares contemplam, laboratórios, bibliotecas, quadras polidesportivas e áreas de lazer. " Com a conclusão de mais escolas, acreditamos que milhares de habitantes vão ser inseridos no subsistema do ensino primário e do I ciclo do ensino secundário no município”,  augurou.


Primeira pedra para obras
 do edifício autárquico  

A primeira pedra para a construção do Complexo Residencial Administrativo e Autárquico no Cuvelai, dos 36 previstos no país, foi lançada, ontem, em Mukolongondjo, sede do município, pela governadora provincial, Gerdina Didalelwa, com vista a  criação de condições para a implementação do poder autárquico.

O projecto, de subordinação central,  está inserido no  PIIM, e prevê empregar  mais de 100 pessoas. O edifício será construído numa área de três mil e 700 metros quadrados, com um andar e 12 apartamentos , cujas obras,  a cargo da empreiteira Novo Seculotec, estão programadas para serem concluídas num período de 18 meses.

Para Gerdina Didalelwa,  estas obras retratam a determinação do Executivo na materialização dos enormes desafios que tem para o bom andamento do país.  "A ideia do Executivo é construir empreendimentos do género em todos os municípios, mas vai dar prioridade às localidades com falta de infra-estruturas administrativa.” disse a governante, adiantando que o edifício vai albergar técnicos da Administração do Estado que estiverem em serviço no município.
Gerdina Didalelwa pediu ao empreiteiro para  cumprir com os prazos contratuais, e rigorosidade nos trabalhos, "para que a obra tenha qualidade” .

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões